UOL Esporte Vôlei
 
22/04/2010 - 19h40

Brasileiros têm 1º dia quase impecável na etapa de Brasília

Paula Almeida
Em Brasília
  • Ao lado de Alison, Emanuel se classificou para as oitavas de final sem perder nenhuma partida

    Ao lado de Alison, Emanuel se classificou para as oitavas de final sem perder nenhuma partida

O primeiro dia da chave principal masculina da etapa de Brasília foi bastante produtivo para as duplas brasileiras. Quatro dos cinco times que representam o país na rodada de abertura do Circuito Mundial de vôlei de praia avançaram invictos às oitavas de final, e a única derrota do dia, de Harley/Fábio Luiz, foi justamente para uma equipe compatriota.

Disputando seu último torneio juntos, Ricardo e Pedro Solberg foram os primeiros a passarem de fase. No jogo de estreia, apesar do amplo favoritismo, a dupla verde-amarela precisou suar para bater os suíços Schnider e Gabathuler por 2 sets a 1 (21-19, 19-21 e 15-11). Em seguida, os brasileiros superaram algumas pequenas falhas e derrotaram os norte-americanos Gibb e Rosenthal por 2 a 0 (21-17 e 22-20). Nas oitavas de final, eles vão encarar os poloneses Fijalek e Prudel, que conseguiram a maior surpresa do dia ao derrotarem os holandeses Nummerdor e Schuil (vencedores das últimas três etapas do Circuito 2009).

Após a segunda partida, Solberg reconheceu que a dupla perdeu mais tempo do que precisava para bater os americanos. “A gente teve o jogo na mão e acabou relaxando. Já no final do primeiro set a gente cometeu alguns erros e eles se aproveitaram para crescer. Mas no final a gente foi forte de cabeça e conseguiu fechar o jogo com mérito”, analisou o carioca. “Nossa superação mostrou que, além da qualidade técnica, nosso time tem uma grande capacidade de manter a concentração”, completou Ricardo.

Em seguida, também enfrentando pauleiras, foi a vez de Alison e Emanuel se classificarem. A dupla teve dificuldades inesperadas na primeira partida e precisou virar pra vencer os frágeis poloneses Kadziola e Szalankiewicz (16-21, 21-15 e 16-14). Depois, novamente levou três sets para superar os norte-americanos Keenan e Jennings (21-18, 28-30 e 15-13).

“O dia foi de superação pra gente. Nós não jogamos bem, tivemos momentos de desconcentração total no segundo jogo, mas isso tudo serve como puxão de orelha pra gente”, comentou Alison, em discurso semelhante ao do parceiro. “Nossa equipe é muito nova ainda, e o bom foi que a gente teve paciência e conseguiu sair das dificuldades”, exaltou Emanuel, que agora enfrenta os espanhóis Herrera e Gavira.

Mais tarde, foi a vez de Benjamin e Bruno Schmidt comprovarem que estão correndo por fora na briga pelo título. No primeiro jogo do dia, a dupla não teve grande trabalho para vencer os franceses Dugrip e Salvetti em dois sets (21-14 e 21-13). Depois, teve mais dificuldades e precisou de três sets para superar o veterano suíço Laciga e seu parceiro brasileiro Bellaguarda (21-16, 13-21 e 15-8). Agora, porém, eles têm pela frente ninguém menos do que os alemães Brink e Reckerman, campeões do Circuito no ano passado que confirmaram o favoritismo e venceram seus dois jogos nesta quinta.

Quem completa o rol de brasileiros nas oitavas é a dupla sensação deste início de temporada, Thiago e Pedro Cunha. Na primeira rodada, o time superou os italianos Ingrosso/Ingrosso com as fáceis parciais de 21-15 e 21-9. A classificação, porém, veio em um clássico brasileiro, o único do dia, contra Harley e Fábio Luiz, que vinham de vitória por 2 a 0 sobre os alemães Erdmann e Natysik (21-19 e 24-22).

No duelo de compatriotas, Thiago e Pedro venceram o primeiro set com uma facilidade até inesperada, 21-13. A segunda parcial foi bem mais equilibrada, com uma grande recuperação de Harley e Fábio e set-points para os dois lados. No final, porém, o árbitro assinalou uma condução de Harley em um levantamento e deu o ponto da vitória a Thiago e Pedro.

“Ele exagerou, e eu falei isso pra ele”, apontou o brasiliense após a partida. Entretanto, ele preferiu atribuir à derrota não ao lance polêmico, mas à atuação de sua dupla ao longo do jogo. “O time deles teve méritos e a gente não soube lidar com alguns momentos. No segundo set a gente foi lutando e chegou. Se tivesse um tie-break, acho que a gente teria vencido, porque estávamos em momento melhor”.

Na repescagem, Fábio e Harley vão encarar os alemães Dollinger e Windscheif. Já Thiago e Pedro, nas oitavas, terão a dura missão de enfrentar os norte-americanos Rogers em Dalhausser, campeões olímpicos em Pequim-2008.

“A gente vai ter que jogar muito bem. Eles são uma grande dupla e sabem tirar proveito do fato de jogarem juntos há muito tempo. Eles nem precisam conversar em quadra, se entendem no olhar”, alertou Pedro. “A gente vai ter que entrar com muita energia”.

Nesta sexta-feira, a partir das 8h30, serão disputadas as etapas de repescagem, as oitavas e as quartas de final. As semifinais serão no sábado, e a grande decisão será no domingo, às 10h, com transmissão da TV Globo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host