UOL Esporte Vôlei
 
24/04/2010 - 14h39

Alison/Emauel confirma força e faz final em Brasília contra campeões olímpicos

Paula Almeida
Em Brasília

Se alguém ainda tinha dúvidas sobre a força da dupla Alison/Emanuel, provavelmente isso acabou. Neste sábado, os brasileiros venceram um confronto local difícil contra Thiago e Pedro Cunha por 2 sets a 1 (21-13, 13-21 e 15-12) e garantiram vaga na final da etapa de Brasília, a primeira do Circuito Mundial 2010.

Apontada como uma das parcerias mais fortes entre os novos times que se formaram neste início de temporada, Alison/Emanuel passa por uma clara evolução. Após uma contusão na mão do campeão olímpico que o afastou das areias por mais de um mês, os jogadores atuaram juntos nas duas etapas mais recentes do Circuito Nacional, conseguindo uma prata e um ouro. Em Brasília, pelo menos uma dessas medalhas também já está garantida.

“Nós trabalhamos bastante e estamos numa crescente. Ainda temos erros de uma dupla imatura, eu ainda preciso melhorar na defesa, mas quando precisa de garra, nosso time está aparecendo, e isso é o mais importante”, avaliou Emanuel. “E jogar com o superbloqueio do Alison ajuda bastante”.

Antes de entrarem em quadra para a semifinal, Thiago e Pedro Cunha já haviam disputado uma partida nesta manhã na arena na Esplanada dos Ministérios, tendo vencido os poloneses Fijalek e Prudel em três sets. Na semi, Thiago pareceu ter sentido o cansaço. O carioca retardou o jogo em pelo menos duas ocasiões e teve de receber atendimento médico no tie-break.

“Nós tínhamos jogado um outro jogo com tie-break, e foi bem desgastante. E está muito quente lá dentro da arena também”, explicou Thiago.

Para Emanuel, o cansaço do adversário não interferiu tanto na partida, mas ele reconheceu que o fato de ter disputado apenas um jogo beneficiou sua dupla. “A nossa vantagem foi de ter vencido os dois jogos ontem e ter passado direto às semifinais. Vencer as quartas de final é o mais importante, porque evita esse desgaste de fazer mais jogos”, comentou o paranaense.

Na grande final, Alison e Emanuel enfrentarão os norte-americanos Rogers e Dalhausser. Com uma derrota sofrida ontem nas oitavas de final, os campeões olímpicos tiveram de disputar três partidas neste sábado, mas mostraram por que são uma das principais duplas do mundo.

No primeiro jogo, o time dos Estados Unidos derrubou ninguém menos do que os alemães Brink e Reckerman, atuais campeões mundiais, em apenas dois sets (21-12 e 21-18). Depois, novamente em dois sets mas com parciais mais apertadas (21-15 e 26-24), eliminou os brasileiros Ricardo e Pedro Solberg. Por fim, pegou mais uma dupla local na semi, Bruno Schmidt e Benjamin, que saíram do country-cota e faziam uma campanha até então invicta na chave principal. Mas mais uma vez Rogers e Dalhausser finalizaram o jogo com 2 a 0, duplo 21-17.

Com as derrotas deste sábado, Bruno/Benjamin e Thiago/Pedro Cunha disputarão a medalha de bronze no domingo, às 8h30, com transmissão do Sportv. Em seguida, às 10h, será a vez da final entre Alison/Emanuel e Rogers/Dalhausser, jogo exibido pela TV Globo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host