O Brasil Vôlei Clube, por meio de comunicado oficial, anunciou a interrupção das atividades de suas equipes juvenil e adulto. No documento, o presidente José Montanaro Jr. comunica que a equipe encontra-se inativa por falta de um novo investidor após a saída do Banco Santander.
Dessa forma, os atletas adultos e juvenis estão dispensados e liberados para negociar com outras equipes. A última partida do Brasil Vôlei Clube aconteceu no último dia 13, quando o clube foi eliminado nas quartas-de-final da Superliga pelo Montes Claros.
Uma das equipes mais tradicionais do voleibol brasileiro, o Brasil Vôlei Clube promovia uma das maiores peneiras do país. Centenas de jovens buscavam uma das 12 vagas nos times.
O clube revelou nomes de relevância para o vôlei como Marcelo Negrão, Gustavo e Murilo Endres, Ricardinho e Rodrigão. Em 25 anos de história conquistou por seis vezes o Campeonato Paulista e o Sul-Americano, foi pentacampeão brasileiro e por duas vezes vice-campeão mundial.
A equipe disputava os Jogos Regionais, Copa São Paulo, Campeonato Paulista, Jogos Abertos, Sul-Americano e Superliga. Nas categorias de base, entrava em quadra pelo Campeonato Paulista Infanto e Juvenil.
No final da temporada 2008/2009 o Osasco perdeu o patrocínio, correu o risco de fechar sua equipe adulta, mas conseguiu uma reviravolta. Com a ajuda da prefeitura, conseguiu novo patrocínio e sagrou-se campeã da Superliga feminina.
Cidade vai criar novo time
Apesar de perder a tradicional equipe, a cidade de São Bernardo não vai ficar sem o voleibol. A prefeitura está próxima de fechar um patrocínio para manter outro time na cidade, com custo muito menor do que o antigo, que custava R$ 7,5 milhões por ano.
“Infelizmente não conseguimos chegar a um acordo sobre o Brasil Vôlei Clube, apesar de tentarmos até o último minuto. Colocamos a possibilidade de ter outro time, mas não esse, no nível desse”, afirmou o secretário de Esportes da cidade, José Luiz Ferraresi.
A nova equipe, que deve ser anunciada em duas semanas, só manterá duas similaridades com o Brasil Vôlei Clube: o treinador Rubinho e sua comissão técnica além do local de treinamento e de jogos. O time será composto por jogadores com até 21 anos, em projeto visando o longo prazo.
“Levantamos a possibilidade de criar a equipe com um preço muito inferior ao que tínhamos antes. O parceiro que estamos negocinando se diz muito favorável a essa possibilidade, mas já deixou claro que não dá pra ser no mesmo nível que a antiga equipe”, completou.
Se confirmado, o novo time de São Bernardo já entrará em quadra na próxima temporada.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas