UOL Esporte Vôlei
 
06/05/2010 - 19h08

Bernardinho explica que 'corte' de Ricardinho foi opção do levantador

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Ausente da seleção desde a Liga Mundial 2007, Ricardinho foi pré-convocado para a edição 2010 <br>do campeonato, mas não entrou na lista oficial

    Ausente da seleção desde a Liga Mundial 2007, Ricardinho foi pré-convocado para a edição 2010
    do campeonato, mas não entrou na lista oficial

O anúncio da lista oficial de jogadores convocados para a Liga Mundial 2010, na última segunda-feira, causou furor devido à ausência do levantador Ricardinho, que estivera na pré-lista do técnico Bernardinho e era esperado na convocação definitiva. Três dias depois, o treinador falou pela primeira vez sobre o ‘corte’ de Ricardinho e explicou que a decisão partiu do próprio levantador, por motivos pessoais.

Segundo Bernardinho, o jogador campeão olímpico em Atenas-2004 preferiu manter-se fora da seleção neste período pois está acertando os últimos detalhes para voltar ao vôlei brasileiro. Ricardinho deverá ser anunciado no máximo até o início da próxima semana como primeiro grande reforço do Vôlei Futuro, de Araçatuba, par a temporada 2010/2011.

“Ele não foi cortado. Ninguém sabe exatamente das coisas e ficam criando fatos”, esbravejou Bernardinho. “Conversei com o Ricardo na quarta-feira anterior à definição da relação. Ele me disse que ainda não é o momento de retornar à seleção. O Ricardo está voltando ao Brasil e, depois de tanto tempo jogando fora do país, quer ter tranquilidade para se reestruturar. O fato determinante dessa não inclusão dele na relação da Liga Mundial foi essa questão pessoal".

O comandante também lembrou que, apesar de Ricardinho não estar no grupo da Liga Mundial, a aproximação entre técnico e jogador nos últimos tempos foi bastante produtiva. “As portas para ele vão continuar abertas. Nosso papo foi tranquilo, muito positivo, e ele vai poder voltar quando se sentir à vontade e se continuar jogando bem, mas disso eu não tenho dúvidas, porque ele ainda está em forma”, completou o treinador.

A explicação de Bernardinho para a ausência de Ricardinho na convocação para a Liga Mundial opõe-se às especulações sobre uma possível rejeição do grupo ao retorno do levantador. À época do anúncio da pré-lista, alguns atletas veteranos da seleção, como o ponteiro Giba e o líbero Escadinha, mostraram certa resistência à volta de Ricardinho, condicionando-a a uma adequação do ex-companheiro às regras do grupo.

A Liga Mundial

O Brasil está no grupo A da Liga, ao lado de Bulgária, Holanda e Coreia. A estreia será nos dias 4 e 5 de junho, contra a Bulgária, no ginásio Sabiazinho, em Uberlândia, a partir das 10h. Na sequência, nos dias 12 e 13, será a vez de os torcedores de Brasília assistirem à seleção nos duelos contra a Holanda, no ginásio Nilson Nelson. Os dois jogos também serão a partir das 10h. O time verde-amarelo se despedirá de seus torcedores no Rio de Janeiro. Nos dias 19 e 20 de junho, o ginásio do Maracanãzinho – palco da fase final da competição em 2008 – receberá os duelos do Brasil contra a Coreia do Sul, também a partir das 10h.

Em seguida, o time brasileiro embarcará para o exterior, onde enfrentará Holanda, Coreia e Bulgária, respectivamente. A fase final será realizada entre os dias 21 e 25 de julho, em Córdoba, na Argentina. A Liga Mundial terá a participação de 16 seleções.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host