UOL Esporte Vôlei
 
09/05/2010 - 17h04

Trentino volta a cair na final, e Cuneo leva o título italiano pela primeira vez

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Jogadores do Cuneo celebram a conquista de seu primeiro título italiano após vitória sobre o Trentino

    Jogadores do Cuneo celebram a conquista de seu primeiro título italiano após vitória sobre o Trentino

O Trentino voltou a sofrer uma derrota justamente no único momento em que não poderia. Neste domingo, o time dos brasileiros Leandro Vissotto, Rapha e Riad entrou em quadra com todo o favoritismo ao seu lado para encarar o Cuneo na decisão do Campeonato Italiano, que pela primeira vez na história foi disputada em final única. Mas, tal como no ano passado, o ‘melhor time do mundo’, como vem sendo considerada a equipe de Trento, ficou devendo.

Após vencer o primeiro set com extrema facilidade, o Trentino começou a errar demais nos contra-ataques e viu o Cuneo, comandado pelo experiente levantador sérvio Nikola Grbic, ter força para igualar o marcador e virar, fechando o jogo com 3 sets a 1 (14-25, 25-20, 25-22 e 25-20). Com este resultado alcançado na cidade de Bologna, o Cuneo, que já tinha títulos europeus e outros troféus nacionais, conquistou pela primeira vez o Scudetto.

Depois de ter ficado em primeiro lugar na fase classificatória e de ter passado pelos playoffs com apenas uma derrota em sete jogos, o Trentino mais uma vez sente a frustração de perder o título na última hora. No ano passado, quando a final ainda era disputada em melhor de cinco jogos, o time de Trento forçou a realização da quinta e última partida, mas perdeu o título para o Piacenza.

O grande destaque da partida deste domingo foi Simone Parodi, do Cuneo, que marcou 16 pontos e ficou com o prêmio de melhor jogador do confronto.

Pelo lado do Trentino, o búlgaro Kaziyski foi quem mais pontuou, 18 acertos, seguido pelo cubano Juantorena (15) e pelo brasileiro Vissotto (13). Riad não saiu do banco, e o levantador Rapha, apesar de já estar recuperado de uma lesão no mão, não ficou sequer na reserva.

“O Cuneo jogou melhor do que nós hoje e mereceu ganhar o campeonato”, resignou-se o técnico Radostin Stoytchev, do Trentino, que lamentou os erros excessivos de sua equipe. “Deveríamos ter mais paciência, mas eu entendo que não dá para ficar sempre no topo”.

O vice-campeonato italiano foi o único revés do Trentino nesta temporada. Antes, o time já havia vencido as outras três competições que disputara: Mundial de Clubes, Copa da Itália e Liga dos Campeões.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host