UOL Esporte Vôlei
 
20/05/2010 - 18h10

Agenda é restabelecida, e brasileiros têm aproveitamento razoável em Roma

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com jogos adiados devido à chuva e ao tempo frio, três das cinco duplas brasileiras que deveriam entrar em quadra na última quarta-feira - Alison/Emanuel, Márcio/Ricardo e Thiago/Pedro Cunha - jogaram na manhã desta quinta em partidas válidas pela primeira rodada da disputa principal do Circuito Mundial de vôlei de praia, em Roma. Porém, apenas uma dessas duplas saiu de quadra com 100% de aproveitamento na estreia.

IMAGENS DO DIA NA ETAPA DE ROMA

  • FIVB/Divulgação

    Saídos do country-cota, Pedro (e) e Thiago tiveram uma ótima quinta-feira, com 2 vitórias em 2 jogos

  • FIVB/Divulgação

    Ricardo (foto) estreou sua nova dupla com Márcio, e o time teve uma vitória e uma derrota no 1º dia

Trata-se justamente de Thiago e Pedro, os únicos que tiveram de passar por country-cota e qualifying. Nesta quinta, a dupla venceu os norte-americanos Gibb/Rosenthal com um difícil 2 sets a 1 (16-21, 21-16 e 15-11) e depois teve mais facilidades para bater os locais Cisolla e Casadei em sets diretos (21-19 e 21-17). Na sexta-feira, Thiago e Pedro encaram os norte-americanos campeões olímpicos Rogers e Dalhausser às 8h (horário de Brasília) em busca da liderança do Grupo J, na terceira e última rodada da chave.

Já Alison/Emanuel e Márcio/Ricardo tiveram uma vitória e uma derrota cada nesta quinta, no Grupo M. O primeiro jogo do dia foi justamente um duelo entre as duplas, e Alison e Emanuel levaram a melhor com uma vitória relativamente fácil por 2 a 0 (21-13 e 21-18). Depois, porém, a dupla foi surpreendida pelos jovens alemães Erdmann e Matysik, que conseguiram uma inesperada vitória também por 2 a 0 (23-21 e 21-16).

“Fomos muito bem na primeira partida, contra uma dupla tão forte como Ricardo e Márcio. Saímos na frente também no segundo jogo, mas os alemães conseguiram virar e mereceram vencer, porque jogaram melhor”, avaliou Alison.

Márcio e Ricardo, por sua vez, se recuperaram da derrota no início do dia e bateram os franceses Cès e Ces de virada, em jogo que durou 1h02. O placar ficou em 2 a 1 com parciais de 18-21, 21-19, 15-8. Foi a primeira vitória da história da dupla, que faz sua estreia em Roma.

“Nosso primeiro jogo não foi como o esperado. Particularmente, estive muito mal. Não estava concentrado e não me senti totalmente confortável na quadra”, reconheceu Márcio. “Melhoramos bastante no segundo jogo e conseguimos mudar a situação. Agora entramos de vez na competição. A tendência é que a dupla melhore jogo a jogo. As principais duplas do mundo jogam juntas há anos e Ricardo e eu temos apenas três semanas juntos”.

Os resultados desta quinta embolaram o Grupo M. Amanhã, Ricardo e Emanuel enfrentam Erdmann e Matysik às 8h e, se vencerem, garantirão o primeiro lugar da chave. Já Alison e Emanuel terão pela frente os franceses Cès e Ces no mesmo horário e precisam de uma combinação improvável de resultados para ficar com a liderança. O segundo lugar, no entanto, os manterá vivos no torneio, ainda que na repescagem.

Benjamin/Bruno mantém 100%

Se três times brasileiros só estrearam nesta quinta, dois já haviam jogado na quarta e voltaram à quadra hoje, mas tiveram resultados distintos.

Pelo Grupo Q, Benjamin e Bruno Schmidt encararam uma verdadeira pedreira contra os jovens holandeses Van Huizen e Redmann e levaram mais de uma hora para bater os adversários com 2 sets a 1, parciais de 21-17, 22-24 e 16-14. Na sexta-feira, eles enfrentam os irmãos italianos Ingrosso às 9h e, quem vencer, ficará na ponta da chave.

“São dois atletas jovens e que têm bastante qualidade. Além disso, estão empolgados por estarem jogando em casa, e a torcida certamente irá apoiá-los bastante. Vamos fazer a nossa parte e buscar a vitória”, comentou Benjamin, analisando o duelo de amanhã contra a dupla local.

Já Harley e Pedro Solberg não tiveram o mesmo sucesso e caíram diante dos promissores poloneses Fijalek e Prudel em três sets, parciais de 19-21, 21-17 e 15-11 no Grupo L. Na sexta eles encaram os austríacos Gosch e Horst às 7h e aguardam os resultados da chave para saberem se passam ou não de fase em Roma.

A terceira rodada masculina de todos os grupos e a repescagem serão disputadas nesta sexta. No sábado acontecem as oitavas e quartas de final, e o domingo será o dia das semifinais e da grande decisão do Grand Slam de Roma.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host