UOL Esporte Vôlei
 
29/05/2010 - 00h04

Seleção masculina de novos perde dos EUA nas semifinais em Porto Rico

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A seleção brasileira masculina de novos sofreu nesta sexta-feira sua primeira derrota na Copa Pan-Americana, competição disputada em San Juan, em Porto Rico. O algoz do jovem time do Brasil foi os EUA, que venceram por 3 a 0, parciais de 24/26, 24/26 e 18/25, em 1h34 de jogo, pelas semifinais do torneio. Antes, a equipe treinada por Rubinho, auxiliar de Bernardinho na seleção principal, e que só tem jogadores de até 23 anos, havia vencido a Colômbia (3 a 1) e o Canadá (3 a 2).

Com a derrota, o Brasil perde a chance de chegar à final na primeira vez que participa da competição e vai disputar a medalha de bronze com o perdedor da outra semifinal, entre Porto Rico e Argentina. A decisão do terceiro lugar acontece às 20h (horário de Brasília) deste sábado. Já os EUA chegam à sua quarta disputa pelo título da Copa Pan-Americana. Nas outras três vezes (2009, 2008 e 2006), foram campeões.

Mesmo com um bloqueio forte, que fez o dobro de pontos do que os EUA no fundamento (14, contra 7), o que falou mais alto no jogo desta sexta-feira em Porto Rico foi o forte ataque norte-americano, que pontuou 47 vezes, contra 36 do time brasileiro. Além disso, pesou a inexperiência dos jovens jogadores do Brasil. Foram 21 erros da equipe treinada por Rubinho contra apenas 15 dos EUA.

“Os Estados Unidos foram rápidos e ofensivos. Além disso, foram rápidos na defesa e tocaram em muitas bolas. Enquanto isso, o Brasil teve muitos problemas na recepção do adversário. No entanto, apesar de tudo, o time norte-americano fez um belo jogo”, avaliou o treinador brasileiro.

Com isso, os maiores pontuadores da partida foram dois norte-americanos: Clark e Jablonsky, com 13 acertos cada. No Brasil se destacaram o oposto Renan e o ponteiro Mineiro. Cada um anotou 11 pontos.

Os jovens jogadores brasileiros, com atletas de até 23 anos que se destacaram na última Superliga e com passagens pelas seleções de base, mereceram rasgados elogios do técnico dos EUA, Richard McLaughlin. “Estes meninos do Brasil bloqueiam muito bem e têm um grande futuro pela frente. Nas duas primeiras parciais, a vitória poderia ter ido para qualquer um dos dois lados. Talvez, se jogássemos esta partida novamente o resultado poderia ser o inverso”, destacou o treinador.

O sexteto brasileiro que começou o jogo foi: Gelinski, Renan, Mineiro, Maurício, Gustavão e Maurício Souza, além do líbero Polaco. Durante o jogo, entraram: Bruno, Fidele, Kaio e Isac.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host