UOL Esporte Vôlei
 
26/06/2010 - 07h00

Brasil inicia maratona 'gringa' contra Holanda e tenta manter a ponta na Liga

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • O capitão Giba completa 150 jogos na Liga Mundial neste sábado pela seleção brasileira

    O capitão Giba completa 150 jogos na Liga Mundial neste sábado pela seleção brasileira

Líder do grupo A, com cinco vitórias em seis jogos, a seleção brasileira masculina de vôlei terá uma maratona de três semanas consecutivas de partidas pela Liga Mundial. A primeira escala é a Holanda, onde o Brasil enfrentará os holandeses na cidade de Roterdã, às 12h neste sábado e às 10h no domingo. Depois jogará nos dias 3 e 4 de julho contra a Coreia do Sul, em Gwangju, e fechará a série com a Bulgária em 8 e 9 do mesmo mês em Varna.

Na última rodada, após as duas vitórias sobre a Coreia do Sul, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o Brasil assumiu a liderança do grupo A, enquanto a Holanda passou de primeiro para o terceiro lugar depois de perder os dois jogos para a Bulgária, vice-líder. Os sul-coreanos seguem na quarta posição.

“Não será nada fácil. Serão todos contra nós: jogadores e torcida. Temos que estar muito focados, concentrados, para enfrentar essa pedreira. Durante as viagens de avião teremos papos descontraídos, mas o vôlei também vai ser um dos assuntos”, afirmou o líbero Mario Junior.

Mario lidera as estatísticas da Liga Mundial, de melhor líbero, com 7,17% de aproveitamento, e é o segundo colocado na recepção (57,87%) – atrás do francês Hubert Henno (70,27%). Bruno é o terceiro melhor levantador até o momento (7,61%). O italiano Vermiglio lidera os números com 9,96% de aproveitamento, e o sérvio Petkovic é o vice-líder (7,87%).

O ponteiro Murilo é o quarto melhor sacador (0,35%), seguido pelo meio de rede Lucas, em quinto lugar (0,35%). Ambos somam oito aces em seis partidas. Murilo também é o sexto maior pontuador da competição após três rodadas, com 92 pontos. O sérvio Sasa Starovic lidera as estatísticas, com 116 acertos.

Entre os atacantes, o brasileiro mais bem colocado é Leandro Vissotto. O oposto da seleção é o sétimo colocado (49,58%). Dois alemães dividem as primeiras posições. Kromm lidera (54,24%) e Grozer é o vice-líder (54,17%).

O capitão da seleção brasileira Giba completa 150 jogos na Liga Mundial neste sábado. A estreia na competição foi em maio de 1997, contra a Argentina. Dos oito títulos do Brasil na competição, o jogador só não participou de um: o de 1993, quando ainda jogava pelas categorias de base da equipe nacional. Contra os holandeses, Giba já jogou 21 vezes, e perdeu cinco. Na história da Liga Mundial, são 11 confrontos.

A 20ª edição da Liga Mundia tem 16 seleções, divididas em quatro grupos de quatro. Classificam-se para a fase final, na Argentina, a primeira colocada de cada chave. Os argentinos já têm vaga assegurada por estarem sediando a decisão. Também estará garantido na briga pelo título o time que tiver a melhor campanha entre os segundos colocados da fase classificatória.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host