UOL Esporte Vôlei
 
02/07/2010 - 07h00

Após problemas com bagagem e fuso, Brasil tenta manter retrospecto na Coreia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Após vencer os dois duelos contra a Holanda em Roterdã, a seleção brasileira masculina de vôlei enfrentou dois problemas no deslocamento para a Coreia do Sul: extravio de bagagens e fuso horário. Mesmo assim, o time do técnico Bernardinho conta com um retrospecto totalmente favorável para derrotar os sul-coreanos neste sábado e no domingo, às 2h, pela primeira fase da Liga Mundial.

O fuso horário de sete horas a mais em relação à Amsterdã mudou a rotina dos treinos da seleção em Gwangju, local dos jogos. Os jogadores tiveram que trocar o tradicional descanso após o almoço por uma caminhada nas ruas ou no shopping da cidade. O objetivo da comissão técnica era não deixar os atletas dormirem no horário em que o time enfrenta a Coreia do Sul (14h, no horário local) pelo grupo A da Liga. O outro problema, as malas, foi resolvido depois de 24 horas da chegada. As bagagens extraviadas na viagem entre Amsterdã e Gwangju chegaram sem problemas ao hotel da cidade sul-coreana.

O técnico Bernardinho disse que a vitória nas duas partidas são importantes para manter a liderança do grupo e as chances de classificação para a fase final em Córdoba, na Argentina. Por isso, é “preciso fazer o dever de casa”. Os sul-coreanos estão em quarto lugar no grupo A, o do Brasil, com oito derrotas em oito jogos, e apenas dois sets vencidos - um diante dos brasileiros e outro frente aos búlgaros.

Com duas vitórias (por 3 sets a 0, ou por 3 a 1), a seleção brasileira irá manter a liderança do grupo A, e seguirá para a Bulgária, na próxima segunda-feira, para decidir a classificação para a fase final da Liga, de 21 a 25 de julho. O retrospecto entre as duas seleções na Liga Mundial é totalmente favorável à equipe brasileira: dez vitórias em 11 partidas. A única derrota para os sul-coreanos aconteceu em 1992, em Seul, por 3 sets a 2. Ao todo, na história entre os dois países, o Brasil perdeu apenas cinco dos 35 jogos contra a Coreia do Sul.

O Brasil lidera o grupo A, com sete vitórias em oito partidas e um total de 19 pontos. Os búlgaros, principais adversários dos brasileiros na luta pela vaga na fase final, estão na vice-liderança da chave também com 19 pontos, e receberão a Holanda - já sem chance de classificação -, na cidade de Varna, neste fim de semana.

Jogo histórico

O confronto deste sábado contra os sul-coreanos será especial para um jogador do Brasil. O ponteiro Dante completará 250 jogos com a camisa do Brasil e comemora a data lembrando da sua estreia no time brasileiro.

“Lembro do dia em que fiz minha estreia na Liga Mundial. Foi contra o Canadá, em 1999. O Maracanãzinho estava lotado, como sempre. Eu estava no banco, na expectativa de entrar e jogar, e quanto fui chamado, o Mauricio [ex-levantador] me disse: 'fica tranquilo, faz o que você sempre fez para não se complicar'”, lembrou Dante.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host