UOL Esporte Vôlei
 
22/07/2010 - 19h49

Saque e bloqueio funcionam, Rússia bate Cuba no tie-break e vai à semi da Liga

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Bloqueio triplo da Rússia para o ataque do cubano Cepeda em lance de jogo desta quinta-feira

    Bloqueio triplo da Rússia para o ataque do cubano Cepeda em lance de jogo desta quinta-feira

A Liga Mundial 2010 tem seu primeiro semifinalista. Nesta quinta-feira em Córdoba, Argentina, a Rússia usou suas duas principais armas, o saque e o bloqueio, para vencer um jogo duríssimo contra Cuba e garantir a primeira vaga da próxima fase da competição. Os cubanos saíram na frente, mas os russos conseguiram a virada e fecharam a partida com 3 sets a 2, parciais de 23-25, 25-14, 25-20, 22-25 e 15-13.

Pra vencer o jogo desta quinta, o time europeu forçou muito o saque, na tentativa de diminuir a potência dos jovens atacantes cubanos. A estratégia deu certo. No total, a Rússia anotou 14 pontos de bloqueio, o dobro em relação aos adversários, e incríveis 10 aces, contra apenas três dos cubanos.

Com este resultado, a equipe europeia vai a quatro pontos no grupo F contra apenas um de Cuba e de Itália. Cubanos e italianos se enfrentam na sexta-feira, e quem vencer garante o segundo posto da chave nas semifinais. No grupo E estão Brasil, Argentina e Sérvia.

A Rússia, do técnico italiano Daniele Bagnoli, começou o jogo com Grankin e Mikhaylov, Biryukov e Khtey, Volkov e Muserskiy, além do líbero Komarov. Poltavskiy, Kazakov e Makarov também entraram. Já a seleção de Cuba, treinada por Orlando Samuels, foi para o jogo com Hierrezurlo e Cepeda, León e Leal, Camejo e Simón, além do líbero Gutierrez. Também entraram Bell, Leyva e Hernandez.

O jogo

A Rússia saiu na frente no primeiro set (3-1), mas Cuba logo entrou no jogo e virou o marcador (5-4), justamente no lance mais interessante da parcial. Após longo rali, o levantador Hierrezurlo finalizou a jogada com uma cortada de segunda. Comandados por uma boa performance do central Simón, cs cubanos seguiram adiante e abriram três pontos de vantagem (9-6), diferença que durou boa parte do set. Os russos chegaram a empatar na reta final (20-20), mas Cuba fechou com 25-23 em um ataque de saída de Cepeda.

BRASIL TAMBÉM VAI À SEMI

  • AP Photo/ Natacha Pisarenko

    A Rússia não foi a única a garantir vaga nas semifinais da Liga Mundial nesta quinta-feira. Pelo grupo E, o Brasil venceu a Sérvia também por 3 sets a 2 e carimbou passaporte para a próxima fase.

Após uma atuação com muitos erros no primeiro set, a Rússia voltou para a segunda parcial com suas duas principais armas mais afiadas: o saque e o bloqueio. Ao todo, foram nove pontos nesses dois fundamentos, aproveitando ainda a apatia cubana no set. Os russos começaram o set abrindo três pontos (8-5), diferença que só foi aumentando até a parcial acabar com fáceis 25-14, em um erro de saque de Bell, que entrou no time centro-americano mas pouco melhorou o rendimento da equipe.

Empolgada pelo set anterior, a Rússia entrou na terceira etapa muito mais eufórica e abriu vantagem, mas os cubanos logo chegaram ao empate (4-4) em um ‘caixote’ de León em cima de Mikhaylov. A virada cubana veio logo em seguida, mas os russos retomaram a ponta antes mesmo da primeira parada técnica (7-6). De volta após o intervalo, os cubanos pareceram se perder em quadra, e o time europeu chegou a ampliar sua vantagem para cinco pontos em um ace de Mikhaylov. Os adversários não conseguiram se recuperar, e a Rússia fechou com 25-20 em uma bola rápida de meio de Volkov.

O quarto set foi certamente o mais equilibrado da partida, com a seleção de Cuba na frente por apenas um ponto até o primeiro tempo técnico (8-7). A vantagem cubana chegou a três pontos, sobretudo em razão da boa entrada de Hernandez no lugar de Cepeda, mas os russos conseguiram o empate (15-15). Cuba voltou a crescer na partida e abriu diferença novamente no placar, até fechar com 25-22 em um ataque de Hernadez e levar o jogo para o tie-break.

Para vencer o set final, a Rússia forçou tudo que podia no saque. E deu certo. Apesar de a força dos cubanos evitar que os russos deslanchassem no placar, os europeus controlaram o set e fecharam com 15-13, vencendo o jogo por 3 sets a 2 e assegurando vaga nas semifinais da Liga.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host