UOL Esporte Vôlei
 
23/07/2010 - 19h29

Cuba atropela a Itália e encara o Brasil nas semifinais da Liga Mundial

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Numa das cenas que mais se repetiram ao longo do jogo, o italiano Fei para no bloqueio de Cuba

    Numa das cenas que mais se repetiram ao longo do jogo, o italiano Fei para no bloqueio de Cuba

Classificado com uma rodada de antecipação, o Brasil já sabe quem será seu adversário nas semifinais da Liga Mundial em Córdoba, Argentina. Nesta sexta-feira, em um jogo cujas expectativas eram de total equilíbrio, os jovens jogadores de Cuba simplesmente atropelaram os veteranos da Itália e garantiram vaga na próxima fase da competição.

Apenas o segundo set da partida foi equilibrado, durando quase 40 minutos. Mas na primeira e na terceira parcial, os cubanos conseguiram neutralizar completamente o oposto Fei, principal nome do time italiano. Empurrada por 14 pontos de bloqueio, a equipe centro-americana fechou o jogo em sets diretos, parciais de 25-17, 35-33 e 25-22.

Com este resultado, Cuba chegou a quatro pontos no grupo F da fase final, mesmo número da Rússia. O time europeu, porém, obteve duas vitórias contra apenas uma da equipe caribenha, o que lhe garantiu o primeiro lugar da chave. Já a Itália, com duas derrotas e somente um ponto marcado, despede-se da Liga na terceira posição no seu grupo.

Com a classificação de Cuba, os quatro semifinalistas da Liga passada se repetem nesta edição. Além dos cubanos, brasileiros e russos também decidiram o campeonato passado. A última vaga ficou com a Sérvia, que no final da noite bateu a Argentina também por 3 sets a 0.

Comandada pelo técnico Andrea Anastasi, a Itália foi para o jogo desta sexta com Vermiglio e Fei, Cernic e Parodi, Mastrangelo e Birarelli, além do líbero Marra. Entraram ainda Travica, Savani e Lasko. Já a seleção de Cuba, treinada por Orlando Samuels, começou com Hierrezurlo e Hernandez, León e Leal, Camejo e Simón, além do líbero Gutierrez. Também entraram Diaz e Leyva.

O jogo

A Itália começou o primeiro set com uma pequena liderança, mas logo os cubanos pegaram o tempo certo de ataque do oposto italiano Fei e, com isso, controlaram a principal jogada do time europeu. Cuba abriu três pontos logo no início da parcial (6-3) e ampliou a diferença até chegar a seis pontos de vantagem (16-10) em um ataque de meio de Simón. Os italianos tentaram ensaiar uma reação, mas valendo-se do bloqueio (cinco pontos neste fundamento), os cubanos fecharam com 25-17, justamente em um paredão de Camejo.

Após a sonolenta apresentação no primeiro set, a Itália voltou muito mais atenta para a segunda etapa, dando mais equilíbrio à partida. Os cubanos chegaram às duas paradas técnicas em vantagem no marcador, mas sempre por apenas um ou dois pontos. Depois do segundo intervalo, a equipe ainda conseguiu abrir três pontos, mas os italianos não se entregaram, e os times passaram a se revezar no marcador em uma longa jornada até que Cuba enfim fechou com 35-33, abrindo 2 a 0 no jogo.

O equilíbrio visto no segundo set definitivamente não se repetiu na terceira parcial. Aparentemente assustada e desanimada, a Itália viu a seleção de Cuba abrir nada menos do que sete pontos de diferença (10-3). Na segunda metade do set, os europeus até acordaram e chegaram a reduzir a vantagem cubana para apenas dois pontos (22-20), mas o time da América Central manteve a dianteira e, num ataque de seu principal jogador, o ainda adolescente León, fechou com 25-22, assegurando a vitória por 3 a 0 e a vaga na semifinal.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host