UOL Esporte Vôlei
 
23/07/2010 - 22h41

Sérvia elimina Argentina e repete quarteto de semifinalistas da última Liga

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Depois de Cuba atropelar a Itália, faltava apenas a Sérvia confirmar sua vaga para que os quatro semifinalistas da Liga Mundial 2009 alcançassem a mesma fase na edição deste ano. E foi o que aconteceu. Apesar da torcida contrária, que praticamente lotou o ginásio Orfeo Superdomo em Córdoba, os sérvios confirmaram o favoritismo, venceram a Argentina por 3 sets a 0 (25-19, 25-18 e 27-25) e passaram de fase na competição.

Desta maneira, mais uma vez as semifinais da Liga terão Brasil, Rússia, Cuba e a própria Sérvia, tal qual em 2009. A diferença, porém, são os cruzamentos. Desta vez, os brasileiros enfrentarão os cubanos, às 21h deste sábado (horário de Brasília). Antes disso, às 17h30, a primeira vaga na decisão será definida entre russos e sérvios.

No segundo jogo desta sexta-feira, a Sérvia praticamente não encontrou dificuldades diante da Argentina. Apesar de ter um time talentoso, os sul-americanos mais uma vez não conseguiram achar o volume ideal e foram dominados pelos europeus. E o pior de tudo é que, além de não terem dado alegrias ao público local, os hermanos despedem-se com o recorde negativo de 14 derrotas em 14 jogos.

Já a Sérvia chega com força nas semifinais. Sem a presença dos veteranos Grbic e Miljkovic, que estão sendo poupados para o Mundial de outubro, os ‘garotos’ deram conta do recado liderados pelo bom oposto Starovic.

A Argentina, do técnico Carlos Weber, foi para a quadra com De Cecco e Scholtis, Quiroga e Spajic, Arroyo e Conte, além do líbero Gonzalez. Também entraram Pereyra, Uriarte e Blanco. Já a Sérvia começou o jogo com Petkovic e Starovic, Kovacevic e Nikic, Stankovic e Podrascanin, além do líbero Rosic. Dokic, Mitic e Janic também entraram.

O jogo

A Argentina começou o jogo desta sexta-feira com uma estratégia errada. O levantador De Cecco exagerou nas bolas altas para os atacantes, facilitando a vida do bloqueio sérvio. Neste fundamento, os europeus conseguiram nada menos do que cinco pontos, justamente a diferença que tinham na segunda parada técnica (16-11). A vantagem ainda aumentou, e a Sérvia fechou com 25-19.

Para a segunda etapa, os argentinos melhoraram sua linha de passe e, de quebra, começaram a acelerar mais as bolas. Com isso, a eficiência do ataque só aumentou, e o jovem ponteiro Facundo Conte, filho do lendário Hugo Conte, tomou conta da primeira metade do set, deixando o jogo mais equilibrado. Do lado sérvio, porém, o saque forte já conhecido da ex-seleção Iugoslávia continuou funcionando, e o levantador Petkovic também conseguiu manter a boa distribuição de bola entre os atacantes. A Sérvia conseguiu abrir na reta final e não demorou a fechar com 25-18.

Como costuma acontecer quando alguma equipe abre 2 sets a 0, a terceira parcial foi a mais equilibrada da partida. Os argentinos saíram na frente e lideraram o jogo com vantagem de um ponto até depois da primeira parada técnica. A Sérvia virou com 13-12, mas também não conseguiu deslanchar, tanto que o set não terminou nos 25 pontos tradicionais. Mas em um ataque de Kovacevic, a Sérvia conseguiu fechar a parcial com 27-25 e assegurou sua vaga nas semifinais.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host