UOL Esporte Vôlei
 
24/07/2010 - 19h05

Rússia passeia contra a Sérvia e volta à final da Liga após três anos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Jogadores da Rússia comemoram um ponto na fácil vitória sobre a Sérvia por 3 sets a 0 neste sábado

    Jogadores da Rússia comemoram um ponto na fácil vitória sobre a Sérvia por 3 sets a 0 neste sábado

A Rússia está de volta à final da Liga Mundial de vôlei. Neste sábado, a seleção comandada pelo técnico italiano Daniele Bagnoli não deu a mínima chance à renovada equipe da Sérvia, venceu jogo da semifinal por 3 sets a 0 (26-24, 25-15 e 25-20) e avançou à decisão do campeonato que está sendo disputado em Córdoba, Argentina.

Os russos não chegavam a uma final de Liga desde 2007, quando disputaram o título com o Brasil em Katowice, na Polônia, e tiveram de contentar-se com o vice. Aliás, já são quatro segundos lugares na história e apenas um troféu, obtido em 2000.

Mas os russos podem se empolgar, porque, se repetirem no domingo contra Brasil ou Cuba o que mostraram neste sábado contra a Sérvia, terão grandes chances de conquistarem o bicampeonato. Tal como aconteceu no jogo da última quinta-feira contra a Argentina, a seleção russa deu uma verdadeira aula de bloqueio. No total, foram 16 pontos neste fundamento, contra apenas quatro dos sérvios. Grande parte em fruto do saque forçado que já virou marca registrada deste jovem, porém experiente time europeu.

Com essa derrota, a Sérvia vê sua série de finais ser quebrada. A equipe chegou à decisão nas duas últimas Ligas, perdendo para os Estados Unidos em 2009 e para o Brasil no ano passado, justamente quando sediou a fase final.

A grande decisão acontece neste domingo, às 21h (horário de Brasília). Antes, às 17h30, será disputada a medalha de bronze.

O jogo

A Rússia começou o jogo com Grankin e Mikhaylov, Biryukov e Khtey, Volkov e Muserskiy, além do líbero Komarov. Poltavskiy, Kazakov, Makarov e Krasikov também entraram. Já a Sérvia, treinada por Igor Kolakovic, começou o jogo com Petkovic e Starovic, Kovacevic e Nikic, Stankovic e Podrascanin, além do líbero Rosic. Dokic, Mitic, Janic, Petrovic e Terzic também entraram.

Sem esconder seu jogo, a Rússia começou o primeiro set da partida mostrando por que tem no saque e no bloqueio seus dois principais fundamentos (foram 10 pontos assim na etapa inicial). Em um paredão do gigante Muserskiy, o time abriu 4-2 no placar. A Sérvia até liderou rapidamente, chegando à primeira parada técnica na frente (8-6), mas a seleção russa logo retomou a dianteira (12-11) e abriu quatro pontos de vantagem (16-12). Na reta final, os sérvios tentaram equilibrar forças e evitaram o primeiro set-point dos adversários, mas a Rússia acabou fechando com 26-24 em um bloqueio de Volkov.

Não houve a mínima chance de a Sérvia se recuperar no segundo set. Após verem os russos abrirem cinco pontos de vantagem na primeira parada técnica (8-3), os sérvios praticamente se entregaram em quadra. O técnico Igor Kolakovic ainda tentou utilizar os reservas Dokic, Janic, Mitic e Petrovic, que mostraram um pouco mais de ânimo, mas a estratégia de encarar o bloqueio russo mais uma vez não fez sentido. Foram mais cinco pontos russos neste fundamento, contra nenhum dos sérvios, e a parcial terminou com 25-15 em apenas 23 minutos, deixando a Rússia com 2 a 0 no jogo.

O passeio russo seguiu no terceiro set, quando, novamente, a Rússia logo abriu quatro pontos de vantagem (8-4). Em três erros sucessivos do russo Mikhaylov, a Sérvia encostou no placar (8-7), mas não demorou para que a diferença voltasse a crescer, até chegar a cinco pontos (14-9). Em uma jogada sem maior perigo, o ponteiro Khtey torceu o pé e teve de sair de quadra, mas ainda assim a Rússia manteve o controle da partida, fechou o set com 25-20, venceu o duelo e assegurou sua vaga na grande final.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host