UOL Esporte Vôlei
 
25/07/2010 - 08h46

FIVB estuda uso de recursos tecnológicos para ajudar juízes

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Se o futebol reluta em usar recursos tecnológicos para ajudar os árbitros em lances duvidosos, o vôlei parece mais perto de diminuir as polêmicas. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) estuda a utilização de auxílio eletrônico, mas não definiu uma data para isso se tornar realidade.

“O uso de replay é algo que a FIVB já vem avaliando nos últimos dois anos. Mas todas as opções estão em estudo. Estamos levando em consideração o que acontece no basquete, futebol americano e no tênis para ver qual se adapta melhor ao vôlei”, afirmou Richard Baker, porta-voz da FIVB em entrevista ao jornal Lance!.

Baker preferiu não apontar uma data para que as novidades sejam colocadas em prática. “A FIVB está interessada em usar os recursos tecnológicos, mas ainda não sabe quando nem como. É possível que no ano que vem seja feito algum teste, mas o assunto ainda está em pauta, após ter sido apresentado pela nossa comissão de TV e marketing. Quem vai definir a inclusão ou não será o departamento técnico”, disse o porta-voz da entidade.

No ano passado, a final da Liga Mundial teve um lance polêmico. No quarto set, Miljkovic atacou, a bola bateu no bloqueio do Brasil e voltou na cabeça do sérvio. O juiz Frans Loderus deu ponto para a Sérvia, para protesto dos brasileiros. Após muita confusão, os delegados da FIVB chamaram o árbitro, que reviu sua marcação.

Para 2010/11, a Superliga pode contar com uma novidade tecnológica. Há a possibilidade de se usar uma “bola inteligente” na competição. Ela conta com um chip, que ajudaria o juiz a determinar uma bola fora ou dentro da quadra.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host