UOL Esporte Vôlei
 
FIVB/Divulgação

Jogadores da Sérvia festejam o bronze da Liga Mundial após a vitória sobre Cuba

25/07/2010 - 19h51

Sérvia vence Cuba de virada, fatura o bronze e 'permanece' no pódio da Liga

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Um dia após levar um atropelo da Rússia nas semifinais da Liga Mundial, a Sérvia teve de renascer neste domingo para enfrentar Cuba na disputa pelo terceiro lugar. E foi o que aconteceu. Em um jogo duríssimo contra o time centro-americano, os europeus saíram atrás, mas conseguiram a virada, venceram por 3 sets a 2 (28-30, 25-20, 22-25, 25-22 e 15-12) e asseguraram a medalha de bronze do torneio.

  • FIVB/Divulgação

    Sérvio Kovacevic encara o bloqueio de Cuba na disputa de 3º lugar e marca um de seus 25 pontos

Com a vitória de hoje, a Sérvia sobe pela terceira vez consecutiva ao pódio da Liga Mundial, tendo sido vice-campeã das duas últimas edições do campeonato. Já a seleção de Cuba volta a amargar a quarta colocação, tal como ocorreu no ano passado.

A partida deste domingo repetiu o que aconteceu nas semifinais da Liga passada, quando a Sérvia precisou virar pra cima de Cuba para avançar à grande decisão. Ao contrário de 2009, porém, desta vez os sérvios só conseguiram a vitória no tie-break.

O maior pontuador do confronto foi o ponteiro sérvio Kovacevic, com 25 acertos. Pelo lado de Cuba, o jovem León, também atacante de ponta, foi quem mais pontuou: 20 vezes.

A grande final da Liga 2010 será disputada ainda neste domingo entre Brasil e Rússia, às 21h (horário de Brasília), com acompanhamento do Placar UOL.

O jogo

A Sérvia foi começou a partida com Petkovic e Starovic, Kovacevic e Janic, Stankovic e Podrascanin, além do líbero Rosic. Também entraram Terzic, Mitic, Dokic e Nikic. Já a seleção de Cuba, do técnico Orlando Samuels, foi para o jogo com Hierrezuelo e Hernandez, León e Leal, Camejo e Simón, além do líbero Gutierrez. Entraram ainda Leyva e Díaz.

Após ligeira vantagem da Sérvia (4-2), o primeiro set do confronto logo ficou marcado pelo equilíbrio. As duas equipes permaneceram empatadas até a primeira parada técnica e, embora os sérvios tenham voltado a abrir dois pontos de diferença (21-19), os cubanos não se entregaram. Tanto não desanimaram que salvaram um set-point dos adversários, viraram o placar e fecharam o primeiro set com longos 30-28.

O equilíbrio se repetiu na segunda etapa, com os dois times trocando pontos novamente até o segundo intervalo técnico (16-15 a favor de Cuba). Neste momento, porém, o bloqueio sérvio enfim resolveu aparecer, levando os europeus a virarem o marcador, abrirem distância e fecharem com 25-20, empatando o jogo.

Embalados por um ótimo momento do ponteiro León na partida, os cubanos saíram na frente no terceiro set e não permitiram a virada sérvia em nenhum momento. A diferença de um ponto nos dois tempos (8-7 e 16-15) ainda cresceu mais um pouco, até que o time da América Central liquidou a parcial com 25-22, retomando a vantagem na partida.

Os sérvios vieram para o tudo ou nada na quarta etapa. Forçando muito o saque e contando com o crescimento do ponteiro Kovacevic, a equipe europeia chegou a abrir quatro pontos de vantagem (8-4), mas acabou cedendo o empate pouco depois (13-13). Após ouvirem as instruções do técnico Igor Kolakovic, os sérvios voltaram a crescer na segunda metade do set e acabaram fechando com 25-22, levando o jogo para o tie-break.

Como não poderia deixar de ser, os dois times chegaram voando ao quinto set, com Cuba liderando por um ponto apenas (6-5). Os sérvios, porém, conseguiram a virada (8-7) e simplesmente marcaram outros quatro pontos em sequência, abrindo cinco de vantagem. Os cubanos se recuperaram a derrubaram a vantagem adversária para somente dois pontos (13-11), mas a Sérvia soube administrar o placar e assegurou a vitória com 15-12, garantindo a medalha de bronze da Liga Mundial.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host