UOL Esporte Vôlei
 
04/08/2010 - 18h49

Duplas brasileiras mantêm chances de classificação no Grand Slam da Polônia

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Brasileiras Maria Elisa e Talita comemoram ponto durante partida do Grand Slam da Polônia

    Brasileiras Maria Elisa e Talita comemoram ponto durante partida do Grand Slam da Polônia

No primeiro dia de jogos do torneio principal do Grand Slam da Polônia do Circuito Mundial de vôlei de praia, as duplas brasileiras Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa garantiram nesta quarta-feira classificação antecipada à segunda fase da competição. Com uma vitória e uma derrota, Ângela/Val segue com boas chances de classificação nas areias polonesas. Com dois tropeços no primeiro dia, Maria Clara/Carolina precisa vencer para manter chances de avançar.

Sexto e último Grand Slam da temporada 2010, a etapa polonesa é disputada por 32 duplas, que foram divididas em oito chaves. Avançarão à segunda fase as três melhores duplas de cada grupo. As líderes avançarão diretamente às oitavas de final, enquanto as duas restantes terão que disputar a repescagem.

A um título de se tornarem a dupla com maior número de títulos do Circuito Mundial, Juliana e Larissa venceram os dois compromissos do dia sem perder sets e terminaram a quarta-feira na segunda colocação do Grupo A. Nesta quinta-feira, as campeãs pan-americanas disputarão a primeira posição da chave com as brasileiras naturalizadas georgianas Cris e Andrezza.

Na primeira rodada do torneio principal, Juliana e Larissa derrotaram as locais Kolosinska e Galek por 2 sets a 0, parciais de 21-15 e 21-13. No segundo jogo, a vitória por 2 a 0 (21-14 e 21-16) veio diante das tchecas Klapalova e Hajeckova.

"Larissa e eu estamos em um ritmo forte, competitivo e conseguimos abrir uma boa vantagem e mantê-la do início ao fim dos jogos. Vamos em busca de mais uma medalha de ouro e também do título da temporada. Estamos liderando o ranking, mas precisamos manter uma regularidade e conquistar vitórias para lutar pelo pentacampeonato mundial", disse Juliana.

Cabeças-de-chave do Grupo B, Talita e Maria Elisa fecharam o primeiro dia de jogos em Stare Jablonki na liderança da chave, com duas vitórias. No terceiro e último jogo, nesta quinta, as brasileiras tentarão confirmar o primeiro lugar diante das alemãs Holtwick e Semmler.

Nesta quarta, Talita e Maria Elisa estrearam no Grand Slam polonês derrotando as italianas Cella e Rosso por 2 sets a 0, parciais de 21-18 e 21-15. Depois, voltaram a vencer, desta vez diante das irmãs austríacas Doris e Stefanie Schwaiger, novamente em dois sets: 21-13 e 21-16.

Na chave D, Ângela e Val acumularam uma vitória e uma derrota nas duas primeiras rodadas. Nesta quinta, a dupla brasileira tentará garantir classificação na partida contra as medalhistas olímpicas Chen Xue e Zhang Xi, da China. Vinda do country-cota, a dupla brasileira estreou com derrota no torneio principal: 2 sets a 0 (15-21 e 19-21) diante das tchecas Kolocova e Slukova. Na segunda rodada, veio a recuperação com a vitória por 2 a 0 (21-15 e 21-19) diante das belgas Van Breedam e Mouha.

As irmãs Maria Clara e Carolina não começaram bem no Grupo F, onde estrearam perdendo para as gêmeas finlandesas Erika e Emilia Nystrom: 2 sets a 1, parciais de 17-21, 21-16 e 10-15. Na segunda rodada, também em três sets, as brasileiras foram superadas pelas australianas Bawden e Palmer: 27-25, 21-23 e 12-15.

As filhas da ex-jogadora Izabel precisam vencer a bicampeã olímpica Misty May e sua parceira Branagh na terceira e última rodada da chave, nesta quinta, para manterem chances de avançar.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host