UOL Esporte Vôlei
 
05/08/2010 - 13h07

Brasil encerra 'inatividade' e revê algoz na luta por 9º título do Grand Prix

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O período de tranquilidade da seleção brasileira feminina de vôlei acaba nesta sexta-feira, às 9h20. Após longo período de treinamento e poucos amistosos, a equipe inicia maratona em busca do nono título do Grand Prix. E logo na primeira semana, as comandadas de José Roberto Guimarães reencontram a rival Itália, responsável pela última derrota verde-amarela.

  • Alexandre Arruda/CBV/Divulgação

    Depois de três meses de treinos e seis amistosos, seleção brasileira disputa maratona no Grand Prix

  • Alexandre Arruda/CBV/Divulgação

    Último algoz brasileiro, Itália vem a São Carlos com nomes de peso como ponteira Francesca Piccinini

Em três meses de treinamento, a seleção disputou quatro amistosos contra o Japão e dois contra a Alemanha, com vitória em todos eles. A ‘inatividade’ será interrompida com o início do Grand Prix. E o Brasil estreia na sexta em casa, em São Carlos (SP), contra Taiwan. No dia seguinte, encara o Japão, às 10h. O encerramento na primeira rodada é diante da Itália, às 9h30 deste domingo.

Atuando em casa, o Brasil tem o retrospecto histórico a seu favor contra os três adversários da primeira rodada. Contra o desconhecido Taiwan, a seleção verde-amarela tem 100% de aproveitamento em cinco jogos. “Não tenho muitas informações a respeito da equipe de Taiwan”, admitiu Zé Roberto.

Contra as japonesas, são 61 triunfos em 94 partidas. Em 54 jogos contra as europeias, são 42 vitórias do time verde-amarelo. “Japão e Itália são times que erram pouco, cedem poucos pontos de graça ao adversário. As japonesas são rápidas e muito técnicas. O time italiano conta com jogadoras experientes, em boas condições físicas e maduras tecnicamente. Acho que a Itália será nossa adversária mais difícil na competição”, analisou o técnico brasileiro.

Das 18 jogadoras inscritas pela Itália no Grand Prix, 14 estiveram na campanha do título da Copa dos Campeões, em dezembro do ano passado. No torneio, as europeias impuseram a última derrota das brasileiras. Agora, a equipe comandada por Massimo Barbolini vem ao Brasil com os desfalques da levantadora Lo Bianco e da central Simona Gioli.

TODOS OS JOGOS DO BRASIL

Grupo A (São Carlos - SP)
06/08 - Brasil x Taiwan
07/08 - Brasil x Japão
08/08 - Brasil x Itália
Grupo E (Macau)
13/08 - Brasil x Rep. Dominicana
14/08 - Brasil x Holanda
15/08 - China x Brasil
Grupo H (Taiwan)
20/08 - Brasil x Porto Rico
21/08 - Taiwan x Brasil
22/08 - Brasil x Polônia

“Enfrentaremos a Itália, que é uma equipe muito forte, logo nesta primeira semana de competição. Será um grande teste para o restante do campeonato”, disse Natália.

De São Carlos, a equipe brasileira segue para Macau para sequência de partidas contra China, Holanda e República Dominicana entre os dias 13 e 15 de agosto. A terceira semana terá a viagem para Taiwan, local dos duelos contra as donas da casa, Polônia e Porto Rico de 20 a 22 de agosto. A fase final será disputada na China entre os dias 25 e 29.

“É importante estar muito bem fisicamente e ter um grupo forte para poder suportar a maratona de jogos na competição. Depois desta primeira fase em São Carlos, viajaremos pela Ásia. Na fase final, e eu espero que consigamos chegar lá, jogaremos cinco dias seguidos. Será um desgaste físico grande”, disse Zé Roberto.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host