UOL Esporte Vôlei
 
05/08/2010 - 16h05

Márcio/Ricardo e Pedro Solberg/Harley avançam à 2ª fase na Polônia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Duas das cinco duplas masculinas do Brasil garantiram, nesta quinta-feira, classificação antecipada à segunda fase do Grand Slam da Polônia do Circuito Mundial de vôlei de praia. Márcio/Ricardo e Pedro Solberg/Harley venceram as duas partidas do dia e lutarão, nesta sexta-feira, para avançar em primeiro lugar em suas chaves. Com uma vitória e uma derrota, Alison/Emanuel, e Benjamin/Bruno Schmidt mantêm boas chances de classificação. Derrotados nos dois confrontos do dia, Thiago e Pedro Cunha precisam vencer na última rodada para tentar avançar.

Os medalhistas olímpicos Márcio e Ricardo foram os brasileiros que passaram com maior facilidade pelo primeiro dia de jogos nas areias de Stare Jablonki. Com duas vitórias no Grupo N, encerraram a jornada na liderança da chave e tentarão confirmar a posição na terceira e última rodada, quando enfrentarão os holandeses Schuil e Nummerdor.

Nesta quinta, Márcio e Ricardo abriram o dia derrotando os espanhóis Mesa e Lario por 2 sets a 0, parciais de 21-14 e 21-18. Depois, superaram os alemães Erdmann e Matysik, também por 2 a 0, com parciais de 21-18 e 21-12.

“Jogamos contra estas mesmas duplas no Grand Slam da Áustria, na semana passada. Assim como foi lá, conseguimos vencê-las jogando bem, o que é importante neste início de torneio”, disse Márcio.

Também invictos e sem perder sets no primeiro dia, Pedro Solberg e Harley estrearam no grupo J do torneio principal em Stare Jablonki batendo o brasileiro naturalizado Bella e o suíço Laciga por 2 sets a 0, com duplo 21-18. Repetindo as parciais, a dupla campeã do Circuito Mundial 2008 venceu também a segunda partida, esta contra Wojtasik/Szternel, da Polônia.

Vindos do country-cota, Pedro Solberg e Harley estão em segundo lugar na chave e tentarão assumir a liderança da chave no confronto com os campeões olímpicos Todd Rogers e Phil Dalhausser, dos Estados Unidos. Os norte-americanos, aliás, confirmaram nesta quinta o título do Circuito Mundial 2010 por antecipação. Com a classificação à segunda fase assegurada, a dupla deixará a cidade polonesa com no mínimo 6.140 pontos e não poderá mais ser alcançada no ranking até o fim da temporada.

Vice-líderes do ranking mundial, Alison e Emanuel poderão somar no máximo 6.000 pontos até o encerramento da temporada. Nesta quinta, a dupla brasileira venceu um dos dois jogos do dia no Grupo L, na estreia diante de Doppler/Mellitzer, da Áustria, por 2 sets a 0 (21-15 e 21-12).

Na segunda rodada, os brasileiros perderam para os alemães Klemperer e Koreng no tie-break: 21-14, 17-21 e 13-15. Na terceira e última partida do grupo, a dupla do Brasil tentará confirmar a classificação à segunda fase diante de Samoilovs/Sorokins, da Letônia.

Campeão da etapa de Stare Jablonki em 2009, o veterano Benjamin também viveu um dia de altos e baixos na cidade polonesa ao lado do parceiro Bruno Schmidt. A dupla abriu o dia tropeçando diante dos letões Plavins e Smedins, que venceram a primeira partida do Grupo M por 2 a 1 (21-18, 17-21 e 15-12).

Na segunda rodada, os brasileiros reagiram e bateram os dinamarqueses Hoyer e Soderberg por 2 a 0 (21-18 e 21-17). O compromisso na última rodada será contra os donos da casa Fijalek e Prudel.

Thiago e Pedro Cunha são os brasileiros em situação mais desconfortável no Grand Slam polonês após o fim do primeiro dia de jogos. Os líderes do ranking nacional levaram a pior nos dois jogos do dia e terão que derrotar os norte-americanos Gibb e Rosenthal na última rodada para manterem chances de classificação.

A dupla estreou no torneio polonês com derrota diante dos tchecos Benes e Kubala (21-17, 17-21 e 20-22) e voltou a ser superada em três sets na segunda partida do dia, contra os estonianos Jaani e Vesik: 18-21, 21-16 e 10-15.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host