UOL Esporte Vôlei
 
06/08/2010 - 13h50

Brasil adapta bloqueio contra 'baixinhas', ouve elogios, mas erros incomodam

Roberta Nomura
Em São Carlos (SP)

O Brasil estreou no Grand Prix nesta sexta-feira contra um adversário desconhecido. E diante das ‘baixinhas’ de Taiwan, a seleção brasileira feminina de vôlei teve que adaptar seu bloqueio ao longo da partida em São Carlos (SP) e recebeu elogios do técnico José Roberto Guimarães. No entanto, o excessivo número de erros incomoda.

Sem muitas informações sobre Taiwan, o Brasil passou a estudar melhor o adversário durante a partida. A jogadora mais alta do time asiático é Tsai, com 1,81m, mesma altura da levantadora Dani Lins – segunda mais baixa do Brasil, que supera somente os 1,69m da líbero Fabi.

Com a ‘pequena’ estatura, os ataques de Taiwan foram mais baixos do que a seleção brasileira está acostumada. “A bola estava passando por baixo. O Zé Roberto pediu para encurtar e invadir menos. E conseguimos pegá-las mais. Mas nos próximos jogos será diferente”, explicou Thaísa.

Maior pontuadora da partida com 10 pontos, a central foi também a principal referência no bloqueio, com oito pontos. Ao todo, o Brasil obteve 17 bolas diretas no fundamento. Mas o paredão que amortece o ataque adversário também agradou ao técnico Zé Roberto.

“A relação bloqueio e defesa me chamou a atenção. O passe no segundo set não foi bom. Vamos treinar e ajustar o posicionamento”, disse. O excessivo número de erros é o que incomoda a seleção. Na vitória por 3 a 0, foram 21 pontos cedidos de graça ao adversário.

“Número de erro perto do ideal é zero. Alguns vão acontecer pela qualidade do adversário. O que não é admissível são os erros crassos, por um posicionamento ruim. Esse tipo de erro a gente não pode cometer contra times de mais qualidade. Hoje, a gente venceu mesmo com 21 erros. Pode ser que em um jogo contra o Japão ou contra Itália os erros custem um set ou o jogo”, falou Zé Roberto.

Após a vitória na estreia contra Taiwan, a seleção brasileira treina no fim da tarde desta sexta-feira em preparação para o jogo de sábado contra o Japão, às 10h. No domingo, às 9h30, a equipe verde-amarela encerra a primeira semana contra a rival Itália, também em São Carlos.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host