UOL Esporte Vôlei
 
06/08/2010 - 15h02

Com defesa sólida, Japão surpreende Itália na estreia no Grand Prix

Roberta Nomura
Em São Carlos (SP)*
  • Japonesas comemoram ponto na surpreendente vitória contra a Itália no Grand Prix

    Japonesas comemoram ponto na surpreendente vitória contra a Itália no Grand Prix

Duas vitórias sobre a Itália em duas semanas. Este é o saldo da seleção japonesa feminina de vôlei. Após vencer o time B da Azzurra, as nipônicas demonstraram um bom desempenho defensivo para superá-las novamente e surpreenderam na estreia no Grand Prix, ao fazer 3 a 1 (30-28, 27-29, 25-20 e 25-13), nesta sexta-feira. As equipes integram o grupo do Brasil e disputam a primeira semana do torneio em São Carlos (SP).

Na partida preliminar, o Brasil não encontrou dificuldades para vencer Taiwan por 3 a 0. Agora, as comandadas de José Roberto Guimarães encaram o embalado Japão, às 10h deste sábado.

Itália e Japão se enfrentaram na semana passada em torneio disputado no país europeu. Com time B, as donas da casa foram derrotadas pelas nipônicas, que ficaram com o título. Após superar as reservas, as asiáticas confirmaram a vitória agora sobre as titulares, mas ainda sem algumas peças importantes.

Desfalcadas da levantadora Lo Bianco, da central Gioli e da líbero Cardullo, a seleção italiana mandou à quadra um time misto, com jogadoras jovens e experiente como a ponteira Piccinini, de 31 anos.

"Claro que são jogadoras importantes. Mas a Itália trouxe o que tem de melhor e está com time competitivo para ganhar os jogos", disse a capitã italiana Franceca Piccinini, ao minimizar os desfalques da equipe.

Embalado pelo recente título e com bom ritmo de jogo, o Japão iniciou a partida com sólida defesa e bons ataques da oposta Saori. Com esta combinação, as nipônicas dominaram praticamente toda a primeira parcial. A Itália reagiu no fim do período e empatou em 24-24. Apoiadas pela pequena torcida brasileira presente, as japonesas frearam o ímpeto europeu e finalizaram o set em 30-28.

A Itália voltou para o jogo melhor e comandou o placar até o segundo tempo técnico. O Japão manteve a consistência na defesa e impedia que as primeiras bolas caíssem, com o bloqueio funcionando muito bem. E com melhor postura defensiva, as asiáticas viraram em momento importante (19-18).

No entanto, as italianas buscaram novamente o placar no fim da parcial e empataram em 23-23. As comandadas de Massimo Barbolini reclamaram de muitas decisões da arbitragem e, mesmo nervosas, impediram que o mesmo desfecho do período anterior se repetisse e venceram por 29-27 em bloqueio duplo.

O Japão não se abateu com o empate italiano e se portou bem no terceiro set. O bloqueio não teve a mesma eficiência, mas os erros rivais ajudaram as nipônicas a conquistarem tranquila vantagem na parcial. Em ataque de Saori pelo fundo, as asiáticas foram para o segundo tempo técnico na frente (16-11). Restou, então, a tarefa de administrar para fechar em 25-20.

As italianas entraram na quarta parcial precisando da vitória. E, em boa passagem pelo saque, Piccinini abriu logo três pontos (6-3) e a Itália chegou ao primeiro tempo técnico em vantagem (8-6). No entanto, as japonesas tomaram a frente do marcador. A Itália sentiu a virada e ficou apática em quadra. O Japão aproveitou para vencer pelo largo placar de 25-13.

*Atualizada às 16h12

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host