UOL Esporte Vôlei
 
06/08/2010 - 12h36

Fragilidade de Taiwan tira parâmetro brasileiro e estreia vira esquenta

Roberta Nomura
Em São Carlos (SP)
  • Natália ataca contra Taiwan: partica dontra adversário fraco foi vista como aquecimento

    Natália ataca contra Taiwan: partica dontra adversário fraco foi vista como "aquecimento"

A vitória sobre o pior time do Grand Prix nesta sexta-feira não servirá de parâmetro para a seleção brasileira feminina de vôlei para o restante da competição. É o que indica o próprio elenco, que vê na fragilidade de Taiwan uma espécie de aquecimento para a sequência do torneio.

O Brasil iniciou a busca pelo nono título com vitória por 3 a 0 (25-15, 25-19 e 25-12) sobre Taiwan no ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos (SP). Mesmo cometendo elevado número de erros (21 em três parciais), a equipe verde-amarela venceu com tranquilidade e colocou todas as jogadoras em quadra.

“A gente tem que estar preparadas sempre. Mas hoje não é parâmetro. Foi mais um esquenta, para tirar a ansiedade da estreia também. E nós sabemos que temos que melhorar”, afirmou Paula Pequeno.

A ponteira iniciou o jogo no banco de reservas, mas entrou ao longo do segundo set e terminou a partida entre as titulares. “É uma delícia jogar. Senti um frio muito gostoso na barriga, como se fosse o meu primeiro Grand Prix”, contou.

Entre as 12 equipes participantes, Taiwan é a pior ranqueada pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol), com a 26ª posição. O Brasil lidera a lista. “Não dá para considerar como parâmetro pelo nosso objetivo no campeonato. Mas tem que levar em consideração que se a gente jogasse mal e deixássemos elas jogar, seria diferente também”, falou Mari.

Embora tenha outro adversário asiático pela frente, o técnico José Roberto Guimarães espera mais dificuldades contra o Japão e prefere não comparar as equipes. “Cada jogo é diferente, com uma escola diferente. Hoje, a gente foi bem. Mas amanhã é diferente. O Japão vem de torneios jogados e com um ritmo diferente. Taiwan fez sua primeira partida internacional aqui”, frisou.

Mesmo com a derrota, o técnico Norima elogiou a postura de Taiwan. “As jogadoras sentiram a pressão. A técnica, bloqueio, saque não estão bons. Mas elas jogaram com o coração”, disse.

Após estrear com vitória, a seleção brasileira ainda treina nesta sexta-feira em preparação para o duelo contra o Japão, às 10h deste sábado. No dia seguinte, a equipe se despede de São Carlos no clássico contra a Itália, às 9h30.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host