UOL Esporte Vôlei
 
07/08/2010 - 14h04

Atuação do Brasil agrada de novo, mas Zé Roberto cobra redução de erros

Roberta Nomura
Em São Carlos (SP)

O voleibol apresentado pela seleção brasileira feminina agradou novamente. O técnico José Roberto Guimarães voltou a elogiar a equipe após a vitória por 3 a 0 sobre o Japão, neste sábado. O excessivo número de erros, no entanto, ainda preocupa e o comandante cobra redução nas falhas: “pode ser imperdoável”.

Dos 19 pontos cedidos ao Japão, Zé Roberto destaca os erros cometidos no segundo set na vitória com parciais de 25-20, 25-19 e 25-20. Na ocasião, as nipônicas abriram boa vantagem no marcador após falhas no ataque brasileiro.

“São erros que podem ser imperdoáveis e a gente corre o risco de perder sets se isso acontecer. Tiveram dois ataques para fora e uma bola chutada pelo meio. Foi um momento de grande oscilação. Um time para ser campeão precisa manter o nível e não pode ceder pontos para o adversário. O importante é isso”, avaliou o treinador.

Zé Roberto reclamou que o Brasil sofreu quatro pontos consecutivos com a baixinha Takashita na rede japonesa. A levantadora de apenas 1,59m compôs o bloqueio. No duelo do dia anterior, o técnico também não gostou dos 21 erros cometidos pela equipe contra Taiwan.

Mesmo com as falhas, o comandante brasileiro aprovou a partida feita pelo time neste sábado. Destaque no segundo set, a ponteira Mari reconheceu que os erros atrapalharam, mas falou da reação verde-amarela. “Foi difícil. Nós estávamos dois pontos na frente e ficamos dois atrás. E contra este time é difícil de virar, porque elas cobrem e defendem muito bem. Mas nós lutamos e conseguimos”, disse.

O paredão novamente se destacou. Após marcar 17 pontos contra Taiwan na estreia, o Brasil marcou 11 pontos diretos no fundamento contra o Japão. “Conseguimos sacar e bloquear bem. Tivemos paciência e tranquilidade nos momentos mais complicados. E também amortecemos boa parte das bolas”, analisou a capitã Fabiana.

O ataque foi bem distribuído pela levantadora Dani Lins, que gostou de sua atuação. “Distribui bem as jogadas. E nós tivemos bom volume na defesa e no bloqueio. Cada jogo que entro bem me dá mais confiança”, falou.

A seleção brasileira soma agora vitórias por 3 a o sobre Taiwan e Japão. A equipe se prepara agora para o clássico contra a Itália, às 9h30 deste domingo. A partida marca o encerramento da primeira semana e a despedida de São Carlos.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host