UOL Esporte Vôlei
 
07/08/2010 - 12h07

Juliana/Larissa vence de virada e alcança marca histórica na Polônia

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Juliana/Larissa igualou o recorde de conquistas das norte-americanas Kerry Walsh e Misty May-Treanor

    Juliana/Larissa igualou o recorde de conquistas das norte-americanas Kerry Walsh e Misty May-Treanor

As brasileiras Juliana e Larissa alcançaram neste sábado uma marca histórica ao conquistarem o título do Grand Slam de Stare Jablonki, na Polônia, com vitória sobre a dupla chinesa Chen Xue/Zhang Xi por 2 sets a 1, com parciais de 14-21, 25-13 e 16-14, chegando ao 35º título da parceria no Circuito Mundial. Agora, elas formam o time brasileiro com maior número de títulos na competição internacional, ultrapassando Ricardo e Emanuel, que já não jogam mais juntos.

Com a conquista na Polônia, Juliana/Larissa também igualou o recorde de conquistas que era exclusivamente da dupla formada pelas norte-americanas Kerry Walsh e Misty May-Treanor.

A final começou complicada para a dupla brasileira, que perdeu o primeiro set. Após a recuperação com vitória na segunda parcial, a dupla Juliana/Larissa chegou a ter seis match points contra, mas salvou todos e virou o tie-break para vencer.

"Não sei como descrever com palavras a emoção dessa conquista. Passou pela mente todo caminho que percorremos para chegar até aqui. Juliana foi muito exigida no jogo e se superou. Salvamos seis match points da dupla chinesa, lutamos muito e fomos recompensadas com a vitória", festejou Larissa. "É uma satisfação fazer parte da história do esporte no Brasil como a dupla que mais medalhas de ouro conquistou em etapas do Circuito Mundial, superando ídolos como Ricardo e Emanuel. Foi sem dúvida um título especial pela forma como vencemos e pelo que representa essa medalha de ouro”.

Juliana também não conseguiu conter a empolgação. “Superei muitos problemas nessa etapa e queria muito ter uma atuação como a de hoje. Agradeço o apoio da Larissa e o carinho do povo brasileiro e polonês, que torceu muito por nós", comemorou a melhor jogadora do mundo em 2009. "Queria dar os parabéns para a dupla chinesa que valorizou ainda mais essa conquista. É uma honra para nós alcançar a hegemonia no nosso país e também ter o mesmo número de medalhas de ouro de Walsh e May no Circuito Mundial. Trabalhamos muito por todos esses objetivos e vamos seguir nos dedicando para alcançar mais títulos”.

A possibilidade de dobradinha das duplas brasileiras acabou na semifinal, já que a parceria formada por Talita e Maria Elisa foi derrotada pelas chinesas Chen Xue e Zhang Xi, enquanto Juliana e Larissa passaram pelas austríacas Montagnolli e Hansel. Mas após perderem a disputa por uma vaga na final, Talita e Maria Elisa conseguiram garantir a medalha de bronze com uma vitória sobre Montagnolli/Hansel por 2 sets a 0, parciais de 23-21 e 22-20.

Com seu sexto ouro em 10 etapas do Circuito Mundial 2010, Juliana e Larissa dispararam na liderança do ranking mundial, somando agora 6.060 pontos. Talita e Maria Elisa seguem na segunda colocação com 5.220, e as chinesas Xue e Zhang Xi agora aparecem em terceiro lugar com 4.640 pontos.

Encerrado o Grand Slam de Stare Jablonki, o último do ano, as duplas femininas embarcam agora para Kristiansand, na Noruega, onde disputarão mais uma etapa Open. Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Maria Clara/Carolina já estão garantidas na chave principal. Ângela/Val, Luana/Lili e Ágatha/Raquel disputarão o country-cota nesta segunda-feira, e quem passar encara o qualifying por uma vaga na elite do torneio.

*Atualizada às 17h09

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host