UOL Esporte Vôlei
 
09/08/2010 - 13h09

Clássico retoma foco para Mundial e deixa GP em 2º plano para Brasil e Itália

Roberta Nomura
Em São Carlos (SP)
  • Thaísa recebe levantamento de Dani Lins para tentar passar por bloqueio italiano

    Thaísa recebe levantamento de Dani Lins para tentar passar por bloqueio italiano

O principal objetivo do ano é o Campeonato Mundial de vôlei, que será disputado entre os dias 29 de outubro e 14 de novembro no Japão. Mas as atenções imediatas estavam voltadas para o Grand Prix. O clássico Brasil x Itália no domingo, no entanto, retomou o foco para a competição prioritária da temporada e deixou em segundo plano o torneio anual.

Rivais tradicionais e fortes candidatas aos dois títulos, as seleções brasileira e italiana se enfrentaram em São Carlos (SP) pela primeira semana do Grand Prix. E as campeãs europeias levaram a melhor ao vencer por 3 a 1 e quebraram uma invencibilidade de 27 jogos do time verde-amarelo no torneio.

Antes do clássico, o técnico José Roberto Guimarães afirmou que a vitória sobre o Japão foi um bom teste para a fase final do Grand Prix. O comandante chegou a dizer que gostaria que a Itália complicasse o jogo contra o Brasil porque queria ter mais parâmetros para a equipe na etapa que decide o título do torneio anual, entre os dias 25 e 29 de agosto, na China.

No entanto, a derrota para a Itália ligou um novo alerta em Zé Roberto e o técnico voltou a pensar mais longe. “Fica a lição principalmente para o Mundial. Quando digo que a Itália é o melhor time do mundo, sei o que estou dizendo. Elas ainda terão a volta das titulares, principalmente da Lo Bianco, que é a melhor levantadora do mundo. É uma equipe muito difícil. Fica um grande desafio e no Mundial não será só a Itália”, disse.

A Itália veio ao Brasil para disputar a primeira semana do Grand Prix com um time misto. Embora tenha trazido jogadoras experientes como Piccinini, Barazza e Del Core, a Azzurra não contou com a levantadora Lo Bianco, a central Gioli e a líbero Cardullo.

Após a vitória sobre o Brasil, o técnico Massimo Barbolini confirmou a volta das titulares ao time nas próximas semanas de Grand Prix. “Vou inseri-las pouco a pouco. Mas a base de jogo que está aqui está bem. Vamos continuar o trabalho físico e de preparação para o Mundial”, falou.

Após encerrar o grupo A do Grand Prix na liderança, o Brasil deixou São Carlos direto para Macau, onde enfrenta a República Dominicana, Holanda e China. Na sequência, a equipe verde-amarela viaja para Taiwan para encarar as donas da casa, Porto Rico e Polônia. A Itália irá para Tailândia para duelo contra as anfitriãs, Estados Unidos e Porto Rico e na terceira semana reecontra o algoz Japão na casa do adversário, além de Holanda e República Dominicana. As cinco melhores colocadas ao final das três semanas avançam à fase final.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host