UOL Esporte Vôlei
 
16/08/2010 - 07h44

Brasil vence a China e encerra 2ª semana do Grand Prix na liderança

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Sheilla tenta deixadinha contra a China no Grand Prix: a oposta foi a maior pontuadora da partida

    Sheilla tenta deixadinha contra a China no Grand Prix: a oposta foi a maior pontuadora da partida

A seleção brasileira feminina de vôlei superou a sua principal adversária no Grupo E pela segunda semana do Grand Prix e assumiu a liderança a três jogos do final da fase preliminar da competição. Jogando em Macau, o Brasil dominou a China e venceu por 3 a 0 com parciais de 25-12, 25-19 e 25-19.

O jogo seria realizado no domingo, mas foi adiado porque a China havia decretado luto oficial em virtude das fortes chuvas que causaram inundações e mortes pelo país. Com a vitória, o Brasil deixa Macau com 100% de aproveitamento. A seleção somou 15 pontos e empatou com Japão e Polônia, mas assumiu a liderança na classificação geral pela vantagem na média de pontos.

As chinesas, que chegaram a somar quatro vitórias seguidas no Grand Prix, caíram de produção na surpreendente derrota para a República Dominicana na rodada anterior, e não conseguiram encerrar a má fase antes de entrar em quadra contra o Brasil.

Forçando o erro das chinesas através da firmeza dos bloqueios de Fabiana, a seleção brasileira venceu o primeiro set com muita facilidade, por 25 a 12. Com Paula Pequeno jogando no lugar de Mari e Sheilla comandando o ataque, o Brasil segurou o ímpeto das adversárias na segunda parcial e voltou a vencer por 25 a 19.

No terceiro set, as combinações da levantadora Fabíola com a oposta Sheilla asseguraram o bom volume de jogo, que sufocou as donas da casa e levou à vitória por 25-19 para fechar o jogo. Assim como na vitória anterior contra a Holanda, Sheilla foi a melhor pontuadora, com 19 pontos.

Em busca do nono título no Grand Prix, que seria o terceiro seguido, a seleção brasileira soma cinco vitórias em seis jogos – apenas a derrota para a Itália na primeira semana em São Carlos prejudicou a campanha.

O Brasil volta a jogar na próxima sexta-feira, em Taiwan, contra Porto Rico, no grupo que ainda tem a seleção da casa e a Polônia, seleção que disputa a liderança da competição. As cinco primeiras seleções da classificação geral vão para a fase final, além da anfitriã China.

No outro jogo que havia sido adiado em Macau, a Holanda batalhou para vencer a República Dominicana por 3 a 2, com parciais de 25-23, 25-20, 17-25, 23-25 e 15-7, na partida que foi realizada antes da vitória do Brasil.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host