UOL Esporte Vôlei
 
22/08/2010 - 07h30

Brasil derrota Polônia e confirma ponta na primeira fase do Grand Prix

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Sheilla tenta bloquear a polonesa Baranska durante tranquila vitória da seleção brasileira no Grand Prix

    Sheilla tenta bloquear a polonesa Baranska durante tranquila vitória da seleção brasileira no Grand Prix

A seleção brasileira feminina de vôlei garantiu mais uma vitória, no jogo que encerrou a primeira fase do Grand Prix 2010. Neste domingo, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães derrotou a Polônia com facilidade: 3 sets a 0 (25-16, 27-25 e 25-16), após 1h14 de partida, no Taiwan University Gym, em Taiwan. Com o resultado, o Brasil garantiu o primeiro lugar da etapa classificatória do torneio.

O Brasil terminou a etapa do Grand Prix com 24 pontos. A Polônia ficou com 21 pontos, mas já entrou na quadra com vaga na fase final da competição assegurada. As finais começam na próxima quarta-feira, na China. Além de Brasil e Polônia, Japão, Estados Unidos, Itália e China – país-sede - garantiram a classificação.

A partida contra a Polônia começou equilibrada, mas o Brasil não demorou para abrir boa vantagem. Em quatro pontos consecutivos – três de ataque e um de saque -, as brasileiras fizeram 8-4. A equipe passou a ditar o ritmo de jogo. Melhor no ataque e no bloqueio, o Brasil chegou ao segundo tempo técnico com 16/9 no placar. A vitória veio em ataque de Jaqueline: 25-16.

A Polônia voltou para o segundo set disposta a buscar a reação. Sem apresentar a mesma eficiência no ataque, as brasileiras viram as adversárias abrirem 16-12. Aproveitando-se dos erros adversários, o Brasil marcou cinco pontos seguidos e virou o jogo: 19-18. Depois de abrir 24-22, o time verde-amarelo permitiu a virada polonesa, mas Zé Roberto acertou o time brasileiro, que fechou a parcial em 27-25.

MAIS JOGOS DO DOMINGO

O destaque da rodada ficou com os Estados Unidos, que venceram a China por 3 a 1 e conquistaram a segunda colocação na fase classificatória do Grand Prix. O Japão ficou na quarta colocação - atrás da Polônia - após perder para a Holanda por 3 a 2. Pelo mesmo placar, a República Dominicana derrotou Itália. Taiwan também chamou atenção ao bater Porto Rico por 3 a 2. Por fim, a Tailândia garantiu bom resultado sobre a seleção alemã: 3 a 1.

No terceiro set, o Brasil não tomou conhecimento da Polônia. Superior em todos os fundamentos, sobretudo no ataque e no bloqueio, as brasileiras abriram 20-9. Zé Roberto começou a mexer na equipe e a testar outras jogadoras. As polonesas ainda ensaiaram uma reação com cinco pontos seguidos, mas não foi suficiente. O Brasil venceu a partida em um erro de saque da Polônia.

“Gostei do jogo de hoje, mas cometemos alguns erros no segundo set que não podemos repetir na fase final. Conseguimos buscar o placar, retomamos a concentração e saímos com a vitória. Mas temos que ter uma atenção maior”, analisou o técnico Zé Roberto.

“Na etapa decisiva, serão cinco jogos difíceis em cinco dias seguidos. Para superar isso, temos que trabalhar duro e em equipe. Tivemos uma boa preparação física e psicológica para aguentar esta maratona. Espero que a equipe se comporte bem”, completou o treinador, que comandou o Brasil em cinco dos oito títulos conquistados no Grand Prix.

* Atualizada às 08h42

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host