UOL Esporte Vôlei
 
FIVB/Divulgação

Paula Pequeno tenta a defesa no revés do Brasil para o Japão na fase final do GP

25/08/2010 - 06h49

Ataque falha, e Brasil cai diante do Japão na estreia da fase final do GP

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Maior favorita ao título do Grand Prix, a seleção brasileira perdeu logo na estreia da fase final da competição. Nesta quarta-feira, na China, o time comandado por José Roberto Guimarães esteve muito irregular, foi para o tie-break e acabou derrotado pelo Japão por 3 sets a 2, com parciais de 13-25, 25-23, 18-25, 25-22 e 15-13, em 1h46 de jogo.

NÚMEROS DA PARTIDA

  • 26

    PONTOS

    Fez Yukiko Ebata, que foi a melhor pontuadora da seleção japonesa

  • 27

    PONTOS

    Fez Jaqueline, maior pontuadora da partida. As companheiras não tiveram mesmo desempenho

  • 22

    BLOQUEIOS

    A seleção brasileira foi bem na rede, com cinco pontos de Thaísa

A seleção, que busca o nono título, não teve um bom poder ofensivo, como lhe é comum, e perdeu neste fundamento para o Japão que fez 67 pontos contra 64 das favoritas. Ainda assim, teve 22 pontos de bloqueio, mas não foi o suficiente para garantir um triunfo, no primeiro tropeço em seis encontros com as japonesas no ano.

“Acho que falhamos na defesa, caíram muitas bolas. Ainda temos chance, vamos continuar lutando. Com esta derrota ainda ganhamos um ponto, então tudo pode acontecer. Era importante sairmos com a vitória, mas contra o Japão é sempre complicado”, disse o técnico Zé Roberto, ao SporTV.

Apesar dos 27 pontos de Jaqueline, as companheiras não acompanharam o bom desempenho de ataque. Yukiko Ebata foi o destaque japonês, liderando a equipe com 26 pontos, acompanhada por Saori Kimura, que anotou 23.

Foi a primeira partida do Brasil na fase final do Grand Prix, que se encerra neste fim de semana. O time vinha de oito vitórias em nove partidas da primeira fase da competição, a melhor campanha entre as 12 seleções na disputa - o Japão foi quarto.

ZÉ ROBERTO CRITICA

Divulgação
Algumas ponteiras não tiveram o seu melhor dia, e isso complicou. Quando uma ponteira (Jaqueline) faz 27 pontos e outra faz 9 (Mari), isso mostra que faltou equilíbrio

ZÉ ROBERTO, técnico da seleção

Na madrugada desta quinta-feira, também às 4h30 (horário de Brasília), o Brasil faz sua segunda partida na fase decisiva do torneio, enfrentando a Polônia, que também perdeu. O time caiu diante dos Estados Unidos nesta quarta-feira, por 3 sets a 2.

A partida

O Brasil iniciou a partida com a levantadora Fabíola como titular e teve um excelente primeiro set. As japonesas não se encontraram em quadra, permitindo uma larga vantagem no marcador, encerrado em 25-13.

A partida ficou mais acirrada no segundo set, mostrando a irregularidade do Brasil, que teve dificuldades em colocar as bolas na mão da levantadora, o que prejudicou o aproveitamento no ataque.

Ainda assim, o bloqueio brasileiro sempre esteve muito melhor que o das rivais - principalmente pelos pontos de Thaísa e Fabiana. As japonesas, por sua vez mostravam força ofensiva. O terceiro set foi novamente brasileiro, com um desempenho melhor do time detentor de oito títulos do tradicional Grand Prix.

ANÁLISE: BRUNO VOLOCH

Ficou nítido que a seleção depende de Mari e principalmente de Sheilla. Quando as duas não jogam bem, a seleção dificilmente ganha.

Na hora de tentar decidir a partida, as japonesas conseguiram começar na frente o quarto ser e chegaram à parada técnica em vantagem. Zé Roberto deu nova bronca nas atletas, mas o recado não surtiu efeito, com as rivais abrindo até sete pontos na dianteira.

Foi só depois da segunda parada técnica que o Brasil voltou a atuar bem. A distância caiu para apenas dois pontos com um belo bloqueio de Mari (22-20), mas o Japão conseguiu fechar em 25-22.

O tie-break teve inicio com uma disputa apertada, com as seleções não conseguindo disparar na liderança. Após um belo rali, o Brasil passou à frente, com 9-8, mas permitiu a virada. Ponto a ponto disputando a liderança no placar, o mesmo aconteceu em seguida, e o Japão acabou conseguindo fazer os dois pontos necessários para fechar o jogo em 15-13.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host