UOL Esporte Vôlei
 
04/09/2010 - 20h54

Cirurgia revela lesão total, e Mari está fora do Mundial

Paula Almeida
Em São Paulo*
  • Com recuperação estimada em seis meses, <br>Mari não poderá disputar o Mundial do Japão

    Com recuperação estimada em seis meses,
    Mari não poderá disputar o Mundial do Japão

A ponteira Mari está fora do Campeonato Mundial de vôlei. Neste sábado, a jogadora passou por uma artroscopia que revelou que sua lesão no joelho direito teve gravidade maior do que o esperado, com prazo de recuperação estimado em seis meses. A atacante está internada em um hospital do Rio de Janeiro e deverá receber alta neste domingo.

Segundo o médico da seleção feminina, Júlio Nardelli, Mari teve um rompimento total do ligamento cruzado anterior, que teve de ser reconstruído durante a cirurgia conduzida nesta tarde por Ney Pecegueiro, médico da Unilever, atual time da ponteira, e da seleção masculina de vôlei.

"Nós estávamos torcendo para que a lesão pudesse evoluir de uma outra forma, mas não foi o que aconteceu", lamentou Nardelli. "O que sobrou do ligamento era insuficiente para dar estabilidade ao joelho dela, e a gente tem sempre que preservar pela integridade da atleta".

Com a recuperação estimada em seis meses, Mari não terá condições de disputar o Mundial feminino, a ser realizado entre o final de outubro e o início de novembro no Japão. A atacante se machucou no último dia 26, durante jogo do Brasil contra a Polônia pelas finais do Grand Prix.

Além de perder Mari, o técnico José Roberto Guimarães ainda corre o risco de ficar sem outra ponteira, Paula Pequeno, que se machucou um dia depois da companheira de seleção. O caso de Paula, porém, é menos grave. A atacante tem duas pequenas lesões no tornozelo direito e sua recuperação é estimada em um mês, sem necessidade de cirurgia.

Ciente de que poderia perder uma ou até as duas ponteiras, Zé Roberto não hesitou e já pré-convocou outra jogadora da posição para o Mundial. A escolhida foi Fernanda Garay, que já se apresenta com o restante da seleção na próxima segunda-feira, no Centro de Treinamento de Saquarema.

Sem Mari e com Paula Pequeno em risco, Zé Roberto ainda deverá utilizar Natália como ponteira. A jogadora vinha sendo convocada como oposta, mas foi utilizada na entrada de rede quando as duas companheiras se machucaram durante as finais do Grand Prix na China.

*Atualizada às 21h04

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host