UOL Esporte Vôlei
 
16/09/2010 - 19h33

Seleção feminina treina no Rio de Janeiro e envia espião para a Itália

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Enquanto a seleção feminina treina em Saquarema (RJ), o estatístico da equipe, Marco Antonio Di Bonifácio, está na Itália, onde atuará como espião para obter informações sobre as rivais da equipe no Campeonato Mundial, que começa no final de outubro, no Japão.

Entre os dias 17 e 22 de setembro, seis seleções europeias disputarão o Classificatório para o Grand Prix 2011, em Cagliari. Entre elas, a Rússia, que derrotou o Brasil na final do último Mundial, em 2006, e assegurou o título da competição. A tarefa de Boni, como é conhecido o estatístico brasileiro, será gravar as partidas e trazer informações que serão estudadas pela comissão técnica.

"Conseguimos observar grandes equipes durante o Grand Prix. Agora, estamos monitorando outros campeonatos. Vamos continuar estudando possíveis adversários do Mundial. O Boni foi para a Itália filmar as partidas e apurar informações sobre as equipes que estão lá. A Rússia, por exemplo, o Brasil ainda não enfrentou este ano. Será importante jogar o Mundial tendo em mãos informações precisas da equipe russa", comentou o treinador Zé Roberto.

O Brasil lutará pelo inédito título mundial entre os dias 29 de outubro e 14 de novembro, no Japão. A equipe verde-amarela está no grupo B da primeira fase da competição, ao lado de Porto Rico, República Tcheca, Itália, Holanda e Quênia.

No final deste mês, a equipe de Zé Roberto jogará quatro amistosos com a seleção dos Estados Unidos, no Paraná. Será o último compromisso da seleção antes da disputa do Mundial. No final de agosto, as norte-americanas conquistaram o título do Grand Prix, derrotando o Brasil na decisão.

Paula confiante na recuperação
Após sofrer uma fratura no tornozelo esquerdo durante a fase final do Grand Prix, a ponteira Paula Pequeno está em fase final de recuperação. No Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, a atacante já voltou à musculação e segue com as sessões de fisioterapia. Sem dores, Paula está confiante no retorno às quadras a tempo de disputar o Mundial.

"Não sinto dores e o tornozelo não está inchado. Já ando normalmente e a recuperação está sendo bem tranquila. Estou na terceira semana de recuperação. No dia 24, farei mais um exame para saber se a lesão está cicatrizada. Se estiver tudo bem, volto com tudo. Quero muito ir ao Japão. Sei que posso ajudar a equipe, mas tudo depende da minha recuperação", falou Paula.

A ponteira não esconde a ansiedade para voltar logo ao time, mas se diz acostumada a este tipo de situação. "É importante estar aqui em Saquarema, me recuperando ao lado das meninas. Acho que a ansiedade é maior, pois acompanho toda a evolução do grupo do lado de fora. Mas sei me controlar. Já passei por isso outras vezes", declarou a jogadora.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host