UOL Esporte Vôlei
 
19/09/2010 - 15h54

Brasil se recupera de derrota e bate alemães em amistoso pré-Mundial de vôlei

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Poupado na última sexta-feira, o ponteiro Dante foi titular da seleção brasileira no segundo amistoso contra a Alemanha. Desta vez, a equipe de Bernardinho superou os rivais por 3 sets a 1.

    Poupado na última sexta-feira, o ponteiro Dante foi titular da seleção brasileira no segundo amistoso contra a Alemanha. Desta vez, a equipe de Bernardinho superou os rivais por 3 sets a 1.

Depois de ser derrotada na sexta-feira, a seleção brasileira de vôlei se recuperou e venceu a Alemanha neste domingo, na segunda partida da série de três amistosos preparativos para o Mundial da Itália, que começa no próximo sábado, dia 25. A equipe do técnico Bernardinho superou os alemães por 3 sets a 1, em parciais de 24/26, 25/23, 27/25 e 25/22.

Bernardinho alterou bastante a equipe titular que enfrentou a Alemanha neste domingo. Somente Vissotto, Rodrigão e Murilo começaram ambas as partidas. Bruno começou como titular como levantador e Alan foi o líbero. Além disso, Sidão e Dante foram novidades no sexteto inicial. Giba não foi utilizado por Bernardinho.

Após a derrota no primeiro amistoso, o técnico Bernardinho enfatizou dois fundamentos em especial: o passe e o serviço, apontados como principais deficiências da equipe no revés por 3 sets a 2, na última sexta. Na véspera do segundo confronto, a expectativa do técnico era que a equipe melhorasse nos fundamentos. "Espero que esta partida nos mostre que estamos no caminho certo", declarou o treinador da equipe.

BRASIL TERÁ EQUIPE DA ESTREIA EM AMISTOSO

Divulgação/CBV
Após a partida deste domingo, o técnico Bernardinho adiantou que deverá usar no terceiro e último amistoso contra a Alemanha a equipe titular da estreia no Mundial, diante da Tunísia.

Nos dois amistosos anteriores, o treinador usou um sexteto titular bastante diferente em cada jogo.

''O time jogou melhor apesar dos erros nos saques não forçados. Foram 23 apenas no quarto set. Mas há ainda muito o que acertar. Existe uma tensão natural de estarmos próximos ao Mundial, e o time vai se soltando'', afirmou.

No início da partida, contudo, a impressão era que os brasileiros sofreriam mais uma derrota diante do adversário, especialmente com a vitória por 26 a 24 no primeiro set e a repetição dos mesmos erros do primeiro amistoso.

Os treinos específicos de saque, contudo, surtiram efeito na segunda etapa e a seleção brasileira melhorou no jogo. Outro destaque foi o bloqueio, responsável por três pontos consecutivos da equipe no segundo set. Uma série de erros de ataque no final da parcial permitiu que a Alemanha se aproximasse no placar, mas não evitou que o Brasil vencesse o set por 25 a 23 e empatasse a partida em 1 a 1.

O terceiro set foi marcado pelo equilíbrio. Depois de liderar a parcial por 20 a 19, os brasileiros permitiram a virada dos donos da casa, acordando a torcida presente em Heidelberg. O Brasil soube controlar os nervos e com pontos decisivos de Sidão e Rodrigão, viraram o jogo em 27 a 25.

O quarto set foi o mais tranquilo para a seleção de Bernardinho. Depois de chegar ao tempo técnico liderando por 16 a 11, o Brasil contou com alguns erros no serviço da Alemanha para frear a reação adversária e fechar a parcial em 25 a 22 e o jogo em 3 sets a 1, de virada.

Na próxima terça-feira, Brasil e Alemanha se enfrentam no terceiro e último amistoso antes do início do Mundial de vôlei da Itália. A competição começa no sábado, dia 25 de setembro e o Brasil faz a sua estreia diante da Tunísia, em Verona, pelo grupo B.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host