UOL Esporte Vôlei
 
25/09/2010 - 17h05

Zé Roberto esclarece inscrição e diz que Fofão não irá ao Mundial

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Afastada da seleção há mais de dois anos, Fofão foi pré-inscrita, mas não deve disputar o Mundial

    Afastada da seleção há mais de dois anos, Fofão foi pré-inscrita, mas não deve disputar o Mundial

A divulgação das 20 jogadoras pré-inscritas pelo Brasil para a disputa do Mundial feminino de vôlei, no Japão, surpreendeu na sexta-feira. A lista, revelada pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei), trazia o nome da levantadora Fofão, que se aposentou da seleção após o ouro olímpico e sempre reiterou que não voltaria ao combinado.

Neste sábado, o técnico José Roberto Guimarães fez questão de esclarecer a inscrição da ex-capitã da seleção. Tal como a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) já havia explicado oficialmente na sexta-feira, o treinador insistiu que a pré-convocação de Fofão foi apenas uma medida preventiva, para o caso de as demais levantadoras não poderem disputar o campeonato por algum motivo específico.

“Essa é uma relação que precisamos enviar para a FIVB para cumprir o regulamento. É uma lista de atletas inscritas. Várias jogadoras estão ali como forma de precaução. Caso alguma atleta venha a se contundir, poderemos utilizar as outras inscritas”, comentou Zé Roberto.

O técnico afirmou ainda que, caso tenha todas as jogadoras a sua disposição, Fofão estará automaticamente fora do Mundial. “A Fofão está na relação apenas para nos precavermos de qualquer eventual incidente com as jogadoras que convocamos. Temos 15 jogadoras treinando [em Saquarema] e vamos fechar o grupo principal com estes nomes”, concluiu.

Além de Fofão, Zé Roberto também inscreveu Ana Tiemi, que apesar de defender a seleção no ano passado (chegou a ser titular na Copa dos Campeões), não integrou o grupo do Grand Prix em 2010. A princípio, Dani Lins e Fabíola devem ser as levantadoras com inscrição definitiva no Mundial.

Tal como Fofão e Ana Tiemi, a lista de pré-inscritas conta com outras duas jogadoras que não têm treinado com a seleção: a ponteira Regiane e a central Juciely. Ao todo, Zé Roberto poderá levar até 14 atletas ao Mundial, a ser disputado em novembro.

Em ritmo de preparação para o campeonato, o Brasil fará quatro amistosos contra os Estados Unidos no Paraná. O primeiro será neste sábado, às 21h30, em Maringá. As duas seleções voltam a se encontrar amanhã, no mesmo dia e horário. A terceira partida será na terça-feira, às 20h, em Londrina, e o último jogo será na quarta, também às 20h, na cidade de Arapongas.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host