UOL Esporte Vôlei
 
Alexandre Arruda/CBV

Jogadoras brasileiras comemoram sua quarta vitória contra os EUA no Paraná

29/09/2010 - 23h31

Zé Roberto volta a mexer no time, e Brasil se despede da torcida com vitória

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

Com sua quarta formação distinta em quatro partidas, a seleção brasileira feminina de vôlei voltou a vencer os Estados Unidos nesta quarta-feira, em partida que encerrou a série de quatro amistosos entre as duas seleções no Paraná. Nesta noite, com o ginásio Luiz Augusto Zin, na cidade de Arapongas, completamente lotado, as comandas de José Roberto Guimarães venceram por 3 sets a 1 (25-22, 25-20, 18-25 e 25-20).

Desta maneira, o time verde-amarelo encerra a série de amistosos de maneira invicta, vingando por completo a derrota para os Estados Unidos no Grand Prix, em agosto. Na ocasião, a equipe americana assegurou o título, e o Brasil ficou com o vice-campeonato.

A partida desta noite foi a última da seleção brasileira em casa antes da disputa do Campeonato Mundial da categoria, entre 29 de outubro e 14 de novembro, no Japão.

Para o último jogo contra os Estados Unidos, Zé Roberto voltou a mexer no time titular, tal como havia feito nas partidas anteriores. O treinador preservou Natália e Sassá na entrada de rede, Sheilla na saída e novamente escalou Dani Lins como levantadora. As mudanças da vez foram no meio e na posição de líbero. Fabiana e Thaísa deram lugar a Adenízia e Carol Gattaz, que não haviam jogado nas três primeiras partidas. Já Camila Brait entrou na vaga de Fabi, para ganhar ritmo de jogo.

Jaqueline, com um incômodo no joelho desde domingo, tornou a ser poupada e entrou apenas para sacar. Fernanda Garay, Joycinha e Fabíola entraram ao longo da partida.

Tal como nos dois primeiros jogos, o Brasil voltou a mostrar inconstância ao longo do confronto. No primeiro tempo, por exemplo, a seleção chegou a abrir seis pontos, mas viu os Estados Unidos acertarem nove bolas consecutivas e virarem o placar. A situação se repetiu no segundo set e no quarto set, e na terceira parcial as americanas tiveram domínio completo. Ainda assim, a equipe assegurou mais uma vitória. Natália, maior pontuadora do confronto com 17 acertos, e Sassá, com participação muito eficaz no saque, foram os destaques.

"Hoje, cometemos um número maior de erros. Nosso saque ainda não foi tão consistente, apesar de termos tido um bom aproveitamento com a Sassá", avaliou Zé Roberto. "Colocamos a Carol, a Adenízia e a Camila Brait, que ainda não tinha atuado, e o time respondeu bem às modificações. A uma mês da estreia do Mundial, todo mundo teve a oportunidade de entrar em quadra e ser testado".

Para o treinador, o saldo brasileiro nas partidas no Paraná foi positivo. “Tiramos várias lições desses jogos. Nosso bloqueio melhorou, mas precisa ser mais efetivo. Além disso, melhoramos na defesa, que foi mais efetiva. Foi importante jogarmos contra uma equipe que tem como característica principal um bom volume de jogo e um poder de concentração enorme na defesa. Dessa forma, as norte-americanas exigiram a mesma concentração defensiva da nossa equipe”, concluiu.

Agora as jogadoras brasileiras terão quatro dias de descanso até a reapresentação, na segunda-feira, no Centro de Treinamento de Saquarema. No início da semana que vem, Paula Pequeno, que se recupera de uma fratura no tornozelo direito, será reavaliada para saber se terá condição ou não de disputar o Mundial.

*Atualizada à 0h

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host