UOL Esporte Vôlei
 
05/10/2010 - 19h25

FIVB se defende contra acusações de favorecimento à Itália no regulamento

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), Jizhong Wei, divulgou uma nota em que defende o sistema de competição do Mundial de vôlei que acontece na Itália. Desde o início do torneio, muitas críticas foram feitas, inclusive pelos brasileiros, afirmando que o regulamento favorecia os anfitriões.

“A FIVB é firmemente contra qualquer forma de manipulação seja ela técnica ou financeira. Todos os métodos de competição podem ser melhorados”, afirmou em nota divulgada pela entidade, argumentando que grupos favorecem os donos da casa e os times mais fortes, enquanto disputa por chaves dá chance aos mais fracos. Já o método “todos contra todos” permite que algumas equipes favoreçam outras.

A preocupação do mandatário é dar chances iguais a todas as seleções. O presidente cita ainda como exemplo a seleção de Camarões, como excelente exemplo no Mundial, pois tiveram a oportunidade de competir e prosperaram na competição.

Para ele, encontrar a melhor combinação e balanço é uma missão difícil, mas tentará ouvir todos os especialistas e estudar suas propostas para tentar criar uma maneira de de melhorar a forma de competição. Adotar a mesma fórmula para todos os Mundiais.

A FIVB entende que o sucesso da competição se deve à popularidade do esporte no país, onde os torcedores acompanham não apenas os jogos de sua seleção, mas também de outros países

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host