UOL Esporte Vôlei
 
Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação

Ex-jogadores e campeões mundiais são homenageados no lançamento da Superliga

26/10/2010 - 16h32

Tom político, Copa-2014 e homenagens marcam abertura da 'melhor' Superliga

Roberta Nomura
Em São Paulo

O discurso é o mesmo dos últimos anos e a pretensão vai além. Com promessas de ser a melhor da história nacional e a maior do mundo, a Superliga masculina 2010/2011 foi lançada oficialmente nesta terça-feira, em São Paulo. O pontapé inicial da principal competição de vôlei do país dividiu espaço com discursos políticos, declarações sobre a Copa do Mundo de 2014, homenagens e ‘carona’ do presidente da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), Ary Graça, que lançou um livro na festa.

ATLETAS EXPLICAM PORQUÊ SUPERLIGA SERÁ MELHOR

Com certeza dá para esta Superliga ser ainda melhor do que a passada. A gente tem material humano para isso. São oito candidatos ao título

Giba, ponteiro do Pinheiros/Sky

Ano passado já foi muito disputada. Agora, a base da seleção tricampeã está aqui. Os times se reforçaram e não tem muito o que prever. Vai ser difícil chegar entre os oito, imagina na semifinal e final. Vamos ter jogos de nível internacional

Murilo, ponteiro do Sesi-São Paulo

O discurso pode até ser repetido, mas é verdade. A Superliga melhora a cada ano. Eu e Ricardinho voltamos muito motivados, com muita vontade. Vai ser um belo campeonato

Leandro Vissotto, oposto do Vôlei Futuro

A abertura teve a presença de representantes dos clubes, com verdadeiro desfile de jogadores badalados. As principais ausências foram as estrelas da atual campeã Cimed, que disputa o Campeonato Sul-Americano e enviou jogadores de menor expressão ao evento. Mas a cerimônia contou com a participação maciça dos campeões mundiais.

Somente três jogadores da seleção brasileira não atuam no Brasil: João Paulo Bravo (Turquia), Théo (Japão) e Dante (Rússia). Os demais defendem clubes nacionais. E é justamente na carona do tricampeonato mundial (2002, 2006 e 2010) que a Superliga embarca para propagar o rótulo de melhor do planeta. Por isso, os comandados do técnico Bernardinho foram homenageados.

Giba e Rodrigão (Pinheiros/Sky); Lucão, Mário Júnior, Leandro Vissotto (Vôlei Futuro); Marlon (Minas); Murilo e Sidão (Sesi-São Paulo), Alan (Londrina/Sercomtel) subiram ao palco e receberam troféus pela título do Campeonato Mundial. Os ausentes Bruninho e João Paulo Tavares, da Cimed, foram lembrados.

O presidente Ary Graça, que aproveitou o evento para lançar seu quarto livro, chamou também os campeões mundiais em 2002 e 2006 ao palco e promoveu o primeiro encontro entre Ricardinho e Giba. Os ex-melhores amigos em tempos de seleção brasileira se cumprimentaram, mas não foram muito além disso em encontro frio.

Antes das homenagens, os atletas ficaram circulando e Ary Graça autografou os exemplares do livro "Estratégia Institucional do Esporte no Brasil". Orlando Silva chegou ao evento e foi direto falar com o presidente da CBV. Em seguida, atendeu aos jornalistas e falou sobre a Copa do Mundo de 2014.

Silva criticou a postura do governo do Estado e afirmou que São Paulo é a única cidade com condições de receber a abertura da Copa. No discurso, o ministro pouco falou, mas a cerimônia ganhou ares políticos. Ary Graça se mostrou entusiasmado com a presença de Orlando Silva. “O vôlei está tão prestigiado que tem até a presença do ministro entre nós”, falou. O presidente da CBV agradeceu aos patrocinadores, atletas e todos os presentes e fez questão de mencionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Nunca antes na história do país um presidente deu tanta grana para o voleibol como o presidente Lula. Independente de ideologias, isso é uma verdade. Ele deu carinho e amor ao esporte”, discursou Ary Graça.

O espaço dedicado a Superliga, de fato, mostrou números da evolução do campeonato. Enalteceu o fato de enxugar o número de times – de 17 para 15 equipes. E propagandeou: “menos jogos, maior duração é igual a mais qualidade”. O aumento de média de público também foi comemorado. E o lançamento terminou com a foto oficial com todos os jogadores e técnicos presentes.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host