UOL Esporte Vôlei
 
27/10/2010 - 07h07

Irmãos Gustavo e Murilo rasgam elogios, se divertem com confusão e rivalizam

Roberta Nomura
Em São Paulo
  • Irmãos, Murilo e Gustavo são confundidos e, em alguns casos, não revelam a troca ao torcedor

    Irmãos, Murilo e Gustavo são confundidos e, em alguns casos, não revelam a troca ao torcedor

Um é meio de rede e tem 2,03 m. O outro é ponteiro e tem 1,92 m. Mas essas diferenças são detalhes perto da semelhança física e de trajetória no voleibol. Bicampeões mundiais com a seleção brasileira, os irmãos Endres rasgam elogios quando falam das vitoriosas carreiras. Frequentemente confundidos um com o outro, Gustavo e Murilo se divertem com a situação e até ‘enganam’ os desavisados. Dentro de quadra, as cores da camisa que defendem são diferentes e, no confronto entre clubes, os dois até rivalizam.

Desde que voltaram ao Brasil, Gustavo e Murilo já se enfrentaram seis vezes, com três vitórias para cada lado. O tira-teima está próximo de acontecer. Semifinalistas do Campeonato Paulista, os irmãos podem se encontrar se suas equipes chegarem à final. Caso o duelo seja adiado, o desempate ocorrerá na Superliga, que começa no dia 6 de novembro.

E os filhos de Janeamar e Arnildo ainda defendem equipes rivais e consideradas favoritas ao título nacional. Em entrevista recente ao UOL Esporte, Murilo citou oito times como candidatos para vencer a Superliga. Ao ser questionado qual time ele iria perseguir, o jogador do Sesi-São Paulo foi enfático: “Se for para perseguir é o Pinheiros/Sky. Porque tem o Gustavo”, brincou.

Mas a rivalidade para por aí. Os irmãos sempre demonstram carinho e respeito um pelo outro e não poupam elogios recíprocos. Murilo disse que nunca deixará de ser lembrado como irmão de Gustavo, até porque o central iniciou sua carreira antes. Com 35 anos, o meio de rede se aposentou da seleção brasileira, mas tem extensa lista de títulos, que inclui o bicampeonato mundial (2002 e 2006).

Neste mês, ele viu o irmão caçula igualar seu feito. Murilo venceu em 2006 e 2010 e foi além. O ponteiro de 29 anos foi eleito o melhor jogador do Mundial. “Hoje eu sou irmão do Murilo. É um sentimento legal. Eu sempre torci para ele chegar neste momento. Ele trabalhou muito e teve paciência, porque todo mundo sempre falava que ele era o irmão do Gustavo. Ele reverteu isso em motivação e hoje está tendo o reconhecimento mais do que merecido. Sem sombra de dúvida ele é o melhor do mundo”, opinou Gustavo.

Mesmo com histórias vitoriosas e a exposição na mídia, os torcedores ainda trocam o nome dos jogadores. “As pessoas confundem mais pelas características físicas. A gente é irmão. Não vejo problema algum e não fico chateado com isso. Meu outro irmão do meio, o Eduardo, também é muito parecido e, às vezes, eu vou para Passo Fundo [RS] e me confundem com ele. Estou na loja do meu pai e acham que sou ele”, diverte-se Murilo.

O ponteiro contou que já pediram autógrafo para ele achando que era o Gustavo e ele nem corrigiu. “O cara vem e me chama de Gustavo, eu assino Murilo e tem gente que nem percebe”. O central também passa por situações semelhantes e, após o Mundial da Itália, o irmão mais velho 'se passou’ por melhor do mundo.

“Acontece igual comigo. Semana passada vieram me dar parabéns pelo título e por ser o melhor do mundo. Eu respondi: ‘opa, obrigado’. Não vou tirar a alegria do torcedor. Ainda mais porque ele falou que eu sou o melhor do mundo”, brincou Gustavo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host