UOL Esporte Vôlei
 
28/10/2010 - 19h04

Peruana que fez história no vôlei revela enfrentar um câncer

Das agências internacionais
Em Lima (PER)

A peruana Cecília Tait, um dos maiores nomes peruanos e sul-americanos da história do vôlei mundial, revelou nesta quinta-feira que está enfrentando um linfoma de Hodgkin, isto é, um câncer nos gânglios.

Em entrevista a uma revista local, a ex-jogadora confidenciou que enfrenta o problema desde abril, quando o câncer foi diagnosticado após fortes dores na garganta.

“Eu me imaginei com um câncer avançado. Foi horrível. À noite, eu mordia a almofada de tanta dor”, contou Tait, que hoje tem 48 anos.

Após constatar a doença em visita a um centro especializado na Alemanha, a ex-atleta iniciou o tratamento de quimioterapia, procedimento que a fez perder todo o cabelo e 10 quilos.

“Respondi muito bem ao tratamento. Das oito sessões previstas, fiz sete e nem precisei da última”, explicou.

Em processo final de recuperação, Cecília Tait contou que falar sobre sua doença foi um alívio. “Sinto como se eu tivesse saído de uma prisão de saúde espiritual e mental”, afirmou. "Todo ser humano paciente de câncer precisa de dignidade para se curar. Mas chegou o momento de eu mudar a imagem de 'Ah, pobrezinha'. Não quero que as pessoas me vejam como uma pobrezinha".

Como jogadora, Tait disputou três Olimpíadas, tendo chegado ao quarto lugar em Los Angeles-1984 e à medalha de prata em Seul-1988. Com ela, a seleção peruana ainda se sagrou vice-campeão mundial em 1982.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host