UOL Esporte Vôlei
 
30/10/2010 - 14h28

Em jogo tenso, Ricardinho vence Giba, e Vôlei Futuro faz 1 a 0 no Pinheiros

Roberta Nomura
Em Araçatuba (SP)

Ricardinho e Giba protagonizaram o esperado reencontro dentro de quadra neste sábado. Os dois jogadores que atuaram por muitos anos juntos na seleção brasileira, agora estão em lados opostos da rede. No duelo dos ex-melhores amigos, o levantador levou a melhor e comandou o Vôlei Futuro na vitória por 3 a 2 (25-21, 25-22, 20-25, 32-34, 15-8) sobre o Pinheiros/Sky. Com o triunfo em casa, o time de Araçatuba abriu 1 a 0 na série melhor de três da semifinal do Campeonato Paulista de vôlei.

Depois de abrir 2 a 0 no jogo, o Vôlei Futuro permitiu o empate do Pinheiros em um quarto set emocionante, que só foi decidido depois que Ricardinho levou um amarelo, deu um ponto para o rival, e viu os paulistanos fecharem por 34-32. No quinto set, o talento do levantador falou mais alto e, com dois erros seguidos de Maurício, o time de Araçatuba fechou o set em 15-8 e o jogo em 3 a 2

As duas equipes voltam a se enfrentar na quinta-feira, às 18h30, no ginásio do Pinheiros, em São Paulo. Na outra semifinal, o Sesi-São Paulo venceu a primeira partida sobre o Medley/Campinas por 3 a 1 e está a uma vitória em casa da final. Os times duelam na próxima terça-feira, também 18h30.

A intensa procura por ingressos nos últimos dois dias se converteu em ginásio cheio neste sábado. Em quadra, o público presente viu o reencontro de Giba e Ricardinho. Os dois astros haviam se cruzado na apresentação oficial da Superliga, na última terça-feira, mas as tentativas de aproximação soaram forçadas.

Aos poucos, os dois parecem quebrar o gelo criado desde o corte de Ricardinho da seleção em 2007. No treino de sexta, se cumprimentaram de longe. No aquecimento neste sábado, o levantador conversava na rede com Marcelinho e Gustavo – também integrantes da equipe nacional há três anos, mas que não fazem mais parte do grupo de Bernardinho – e Giba fez questão de ir falar com o ex-companheiro.

Neste mesmo ginásio Plácido Rocha, o Vôlei Futuro impôs a única derrota do Pinheiros na primeira fase do Paulista e queria repetir o feito. O duelo ainda não contava com os jogadores da seleção brasileira. Agora, os campeões mundiais Rodrigão e Giba já reforçaram a equipe visitante, enquanto Leandro Vissotto, Lucão e Mário Júnior também fortalecem o clube de Araçatuba.

Com os times completos, o Vôlei Futuro mostrou que a falta de entrosamento ainda é grande. Logo na primeira bola do jogo, Ricardinho errou o tempo de bola do central Lucão. O levantador também falhou ao acionar Vissotto. Mas o time demonstrou também sua força e o talento individual de seus campeões mundiais.

O oposto Vissotto apareceu bem na saída. Mas foi com Ricardinho que a equipe encontrou o caminho para abrir 1 a 0. Um ace colocou o time à frente em momento decisivo (20-19). E o levantador ainda permaneceu no saque para os anfitriões abrirem 22-19. E, de pé, o público acompanhou o 25-21.

Lucão apareceu bem no saque logo nos primeiros pontos do segundo set. E, com isso, o Vôlei Futuro logo abriu vantagem. O Pinheiros assumiu a condição de perseguidor, mas com boa atuação também dos coadjuvantes – Michael teve desempenho destacado no bloqueio -, os donos da casa fizeram 2 a 0.

O terceiro set começou com Ricardinho errando ataque de segunda. O Pinheiros teve o contra-ataque na mão de Giba, mas o levantador se redimiu e bloqueou o ex-companheiro de seleção. Comemorou muito com a torcida, evitando encarar o ponteiro. A equipe paulistana, porém, logo se recuperou no set e ficou na frente do placar até o final, fechando em 25-20 após bloqueio de Giba em Visotto.

O jogo ficou tenso na metade do quarto set. Giba atacou e caiu na quadra adversária por baixo da rede. Dentinho aproveitou para puxar, com a mão, a perna do capitão da seleção, que não gostou. Uma discussão começou na rede e as duas equipes acabaram punidas com cartão amarelo, deixando o jogo paralisado por quase cinco minutos.

Nenhuma das duas equipes conseguia abrir distância de dois pontos, mas o Vôlei Futuro se mantinha à frente pela vantagem mínima. Já nos 29 a 29, o Pinheiros conseguiu passar à dianteira, com o time de Araçatuba virando depois em 32 a 31. Ricardinho comemorou o ponto provocando o time rival, pelo que foi punido com um cartão amarelo. Com Rodrigão no saque, o time paulista fechou em 34 a 32.

No quinto set, o talento de Ricardinho foi diferencial para a vitória do Vôlei Futuro, que não ficou atrás do placar em nenhuma passagem e venceu com facilidade, por 15 a 8.

Time feminino confirma vaga na semi

Pelo Campeonato Paulista Feminino, o time do Vôlei Futuro venceu por 3 sets a 0 (parciais de 25-22, 25-17 e 25-16) o Uniara-Araraquara e garantiu a classificação para as semifinais. "Começamos com um pouco de dificuldade mas não vacilamos, agora vamos jogar contra o Piracicaba que quase venceu o São Bernardo hoje, vamos fazer o nosso jogo e tentar a vitória", disse o técnico William Carvalho.

Nas outras partidas do dia, o Sollys/Osasco venceu o São José dos Campos por 3 sets a 0, com parciais de 25-18, 25-19 e 25-15, e o BMG/São Bernardo bateu o APIV/SUPRICEL/AMHPLA por 3 a 2 (21-25, 25-17, 25-14, 20-25 e 16-14).

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host