O Brasil teve 50% de aproveitamento nesta quinta-feira, no primeiro dia da chave principal em Phuket, Tailândia, última etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia. Cabeças de chave número oito, Maria Clara e Carolina venceram seus dois jogos e avançaram às oitavas de final. Já Ana Paula e Tati Minello, que vieram do qualificatório, somaram duas derrotas e foram eliminadas da competição.
Carolina (e) e Maria Clara venceram dois jogos e avançaram às oitavas de final da etapa de Phuket
Tati Minello (e) foi eliminada ao lado de Ana Paula e sugeriu que está se aposentando do esporte
Na primeira partida do dia, as irmãs cariocas enfrentaram as britânicas Johns e Boulton e venceram por 2 sets a 0, parciais de 21-14 e 26-24. Em seguida, superaram as russas Chaika e Khomyakova também em sets diretos com 21-19 e 21-16, passando de fase.
Nas oitavas de final, porém, Maria Clara e Carol terão a ingrata missão de enfrentar as chinesas Xue e Zhang Xi, medalhistas olímpicas de bronze em Pequim-2008. As asiáticas, por sinal, deram início à eliminação de outra dupla brasileira na Tailândia.
Em duelo que abriu a chave principal, Xue e Zhang Xi tiveram um pouco de dificuldade apenas no primeiro tempo contra Ana Paula e Tati, mas acabaram fechando o jogo com 2 a 0 (21-19 e 21-15) em 41 minutos.
A derrota derrubou as brasileiras para a repescagem, e elas saíram na frente das italianas Rosso e Menegatti. A dupla europeia, no entanto, virou o jogo e venceu por 2 a 1 (17-21, 22-20 e 15-12).
Após as disputas desta quinta-feira, Tati Minello, que tem 40 anos, afirmou que este deve ter sido seu último torneio como atleta de vôlei de praia. Após passar vários anos nos Estados Unidos, a jogadora ficou ‘sem trabalho’ quando a AVP, o Circuito Norte-Americano, encerrou suas atividades no segundo semestre deste ano. A idade e o fato de Ana Paula já estar acertada para jogar com Renata no ano que vem também pesaram.
Caso Tati Minello realmente não volte a competir, Ana Paula terá em seu 'currículo' a aposentadoria de duas parceiras. No ano passado, a ex-jogadora de quadra também era companheira de Shelda quando a medalhista olímpica encerrou suas atividades como atleta.
Antes de se despedir das areias, Tati bateu um recorde com Ana Paula. Ao passarem pelo qualificatório de ontem, as brasileiras se tornaram a dupla mais velha a entrar em uma chave principal de Circuito Mundial. Com 40 e 38 anos, elas superaram a marca que pertencia às italianas Bruschini e Solazzi, que tinham 38 anos cada uma durante a disputa de um evento em 2004.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas