Entre as surpresas do dia em Búzios esteve a derrota de Emanuel (f) e Alison logo na 1ª rodada
A última etapa do Circuito Nacional de vôlei de praia começou nesta sexta-feira em Búzios, Rio de Janeiro, e teve zebras tanto na chave masculina quanto na feminina. Entre os homens, Alison e Emanuel sofreram uma derrota logo na primeira rodada. Já no entre as mulheres, Maria Elisa e Talita perderam o segundo jogo do dia.
Vencedores de quatro etapas brasileiras neste ano, Alison e Emanuel estrearam em Búzios com todo o favoritismo diante dos jovens Evandro Jefferson, mas acabaram surpreendidos pelos novatos, que venceram, de virada, por 2 sets a 1 (11-18, 18-14 e 15-13).
“Foi um dia inesquecível para mim. Disputar o Circuito pela segunda vez e ter a oportunidade de jogar o torneio principal já era incrível, e depois do que aconteceu ficou ainda mais”, comemorou Evandro, de apenas 20 anos. “Não é todo dia que se ganha de um campeão olímpico [Emanuel]. Foi um jogo muito importante para adquirir experiência e com certeza não esquecerei dele”.
Apesar da derrota na primeira rodada, Alison e Emanuel seguiram vivos na disputa ao vencerem Xuxo e Fabiano no segundo jogo com um duplo 18-10. Agora, a dupla terá de começar as disputas de sábado pela repescagem. Evandro e Jefferson terão o mesmo caminho, já que perderam a segunda partida para Bernardo e Raphael.
Quatro duplas venceram seus dois jogos nesta sexta-feira e avançaram diretamente às quartas de final: Márcio/Ricardo, Harley/Fred, Renatão/Jorge e Bruno Schmidt/Benjamin. Esta última parceria, por sinal, vive clima de despedida. A etapa de Búzios é a última que Benjamin e Bruno disputarão juntos.
O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) anunciou nesta sexta-feira os seis indicados (três no masculino e três no feminino) ao prêmio de Melhor do Ano no Prêmio Brasil Olímpico. Além de reforçar os destaques de 2010, a lista de finalistas refletiu uma das novas regras da premiação e ainda trouxe uma distorção.
Entre as mulheres, a surpresa foi a indicação da dupla Juliana e Larissa. Não pelos resultados obtidos, já que as jogadoras de vôlei de praia conquistaram neste ano o pentacampeonato do Circuito Mundial e o tetra nacional, além de baterem recordes de etapas vencidas. A novidade é que, a partir de 2010, são aceitos times e duplas entre os indicados a Melhor do Ano e entre os vencedores de cada modalidade. Juliana e Larissa, por sinal, venceram juntas a categoria vôlei de praia.
Para deixar Benjamin, Bruno juntou-se a outro atleta experiente, Fábio Luiz, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. “Tomamos esta decisão em acordo com a nossa comissão técnica e estou apostando que será o melhor caminho. O Fábio foi finalista da última Olimpíada, e quero que me ensine como chegar lá”.
Ainda nesta sexta-feira, quem também anunciou o fim da dupla foi Franco/Jan. A parceria, porém, segue viva na etapa de Búzios.
Feminino
Entre as mulheres, a surpresa do dia foi a derrota de Talita e Maria Elisa na segunda rodada para Izabel/Elize Maia. Agora, as vice-campeãs disputarão a repescagem.
As tetracampeãs Juliana e Larissa, por sua vez, não deram margem a zebras, venceram seus dois jogos por 2 sets a 0 e avançaram diretamente às quartas de final, assim como Vivian/Andrezza, Maria Clara/Carol e Taiana/Priscilla Lima.
A etapa de Búzios segue neste sábado com as disputas de repescagem, oitavas, quartas de final e semifinais, entre 9h e 18h. As finais serão disputadas no domingo.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas