UOL Esporte Vôlei
 
02/12/2010 - 21h37

Pinheiros domina Vôlei Futuro, vence e se aproxima do tri no Paulista

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Pinheiros/Mackenzie saiu na frente na série melhor de três das finais do Campeonato Paulista feminino de vôlei. Nesta quinta-feira, o time da Capital recebeu o Vôlei Futuro e ignorou a formação ‘galáctica’ do time de Araçatuba. Com um volume muito mais alto de jogo, as donas da casa venceram por 3 sets a 0 (25-18, 25-16 e 25-21) e se aproximaram do tricampeonato (sendo o segundo título consecutivo).

A segunda partida dos playoffs será disputada no próximo sábado, às 19h30, em Araçatuba. Se o Pinheiros vencer, a série estará encerrada, mas uma vitória do Vôlei Futuro levará a decisão para o terceiro e último jogo, agendado para as 21h do dia 8 de dezembro, em São Paulo.

Para vencer o confronto desta quinta, o Pinheiros mais uma vez contou com uma grande atuação da ponteira Ju Costa. Destaque na série semifinal contra o Sollys/Osasco, a atacante voltou a ser decisiva para o time anfitrião, marcou mais de 20 pontos e roubou a cena. A oposta Lia também se destacou, sobretudo no bloqueio.

Já pelo lado do Vôlei Futuro, as estrelas da equipe decepcionaram. Joycinha jogou apenas no primeiro set e pouco fez em quadra. Já Paula Pequeno, muito marcada pelo bloqueio do Pinheiros, foi sacada na terceira parcial. Tandara não esteve bem na recepção, e as levantadoras Ana Cristina e Alisha Glass também não foram bem. A central Fabiana foi a única jogadora a não ser substituída, mas recebeu poucas bolas durante o jogo.

Até o técnico Willian Carvalho reconheceu a inferioridade de sua equipe. “Nós não jogamos nada, e elas [Pinheiros] foram muito bem, sacaram bem e não nos deixaram jogar”, comentou o treinador. A capitã Fabiana reiterou as palavras do comandante. “Nós cometemos muitos erros, e não dá para jogar assim contra uma equipe como essa, que joga certinho e está junta há mais tempo. Faltou saber que era final, faltou coração, mais carinho com a bola”, avaliou a central.

Pelo lado do Pinheiros, o técnico Paulo Coco destacou a obediência tática de suas atletas. “O conjunto está bem afinado, temos feito boas partidas e estamos jogando bem taticamente. A gente sabe que tem que jogar no limite para estar em igualdade com essas equipes”, afirmou o treinador. “Agora temos que superar esse tempo curto, a quadra adversária e saber que vamos enfrentar um adversário que tem condição de reverter.

O Pinheiros começou o jogo com Fabíola e Lia, Ju Costa e Soninha, Marina e Natália Martins e a líbero Michele. Entraram ainda Ivna e Karine. O Vôlei Futuro foi à quadra com Ana Cristina e Joycinha, Paula Pequeno e Tandara, Fabiana e Andressa e a líbero Teny. Também entraram Neneca, Glass, Fernanda Gritz e Vivi.

O jogo

A superioridade do Pinheiros na partida apareceu logo no início do primeiro set. Após uma rápida troca de bolas com o Vôlei Futuro, o time da casa, aproveitando-se dos seguidos erros de recepção do adversário, marcou oito pontos consecutivos e alcançou 10-2. O técnico Willian ainda tentou colocar Neneca no lugar de Tandara, mas o passe não melhorou muito. A entrada da levantadora Alisha no lugar de Ana Cristina também não surtiu efeito. O Vôlei Futuro chegou a reduzir a vantagem do Pinheiros, mas as anfitriãs, apesar de um rápido momento de desorganização em quadra, venceram por 25-18.

As visitantes, que voltaram para a segunda etapa com Tandara na ponta e Neneca na saída no lugar de Joycinha, saíram na frente na segunda etapa e abriram 3-1, mas a vantagem durou pouco. O Pinheiros virou o placar antes mesmo do primeiro tempo técnico e voltou a deslanchar no marcador, contando com os inúmeros erros adversários e com um bloqueio potente que fez cinco pontos contra nenhum de Araçatuba. Assim, as donas da casa fecharam com 25-16 e abriram 2 sets a 0.

A terceira parcial seguiu à risca o que se viu nos sets anteriores, com o Pinheiros chegando ao primeiro tempo técnico com quatro pontos de vantagem (8-4). Muito marcada pelo bloqueio, Paula Pequeno foi substituída por Vivi, mas a troca, tal como aconteceu com as outras jogadoras sacadas, não adiantou. Apesar de ensaiar uma reação, o Vôlei Futuro só conseguiu reduzir a diferença para três pontos, e o Pinheiros, mesmo com mais erros do que nos sets anteriores, administrou o marcador e fechou com 25-21, sacramentando a vitória por 3 a 0.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host