UOL Esporte Vôlei
 
AFP

Maior vencedor da história da Liga Mundial, o Brasil busca o 10º título em 2011

07/12/2010 - 19h28

Rio mantém etapa, São Paulo e BH voltam e Liga circula em trio tradicional

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) confirmou nesta terça-feira as cidades que receberão jogos do Brasil na Liga Mundial-2011. O Rio de Janeiro manteve-se no calendário. As novidades são as voltas de São Paulo e Belo Horizonte. Com a composição, é a primeira vez em dez anos que o torneio masculino anual passa pelos tradicionais centros do vôlei nacional na mesma fase.

VEJA AS CHAVES DA LIGA MUNDIAL-2011

Grupo A
BRASIL
EUA
Polônia
P. Rico
Grupo B
Alemanha
Bulgária
Japão
Rússia
Grupo C
Argentina
Egito
Finlândia
Sérvia
Grupo D
C. do Sul
Cuba
França
Itália

As três cidades são as únicas que já receberam fases finais de Ligas Mundiais. São Paulo foi a primeira em 1993. Dois anos mais tarde, o Rio de Janeiro foi a sede. Belo Horizonte organizou a etapa decisiva em 2002. E a capital fluminense voltou a ter a disputa pelo título em 2008 - nesta ocasião os três municípios sediaram, mas a capital paulista e a cidade mineira na primeira fase.

Todos os jogos do próximo ano, no entanto, serão válidos pela primeira fase da Liga Mundial. Maior vencedora da história do torneio, a seleção brasileira busca a décima conquista. Os comandados de Bernardinho iniciam a defesa do título entre os dias 27 e 29 de maio contra Porto Rico. E, depois, já iniciam sequência em solo nacional.

Os primeiros jogos em casa serão no Rio de Janeiro, nos dias 4 e 5 de junho contra a Polônia. No final de semana seguinte, o Brasil enfrenta os Estados Unidos em Belo Horizonte. Nos dias 18 e 19, os atuais tricampeões mundiais medem forças com Porto Rico, em São Paulo. Todos os jogos serão às 10h (horário de Brasília).

Após o período em território nacional, os comandados de Bernardinho encaram Estados Unidos e Polônia fora de casa. Sempre crítica ao calendário, a seleção brasileira tem motivos para comemorar. A última rodada da primeira fase será na Polônia, país que sediará também a fase final da Liga Mundial, e evita um desgaste a mais com viagem.

O grupo B terá confrontos entre Rússia, Bulgária, Alemanha e Japão. Na chave C, Sérvia, Argentina, Finlândia e Egito. Cuba, Itália, França e Coreia do Sul formam o grupo D. Os dois melhores de cada chave avançam à fase final. Caso a já classificada Polônia não termine entre os primeiros do grupo A, o país-sede herda a vaga do pior segundo colocado.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host