UOL Esporte Vôlei
 
Lello Lopes/UOL

Seleção brasileira feminina poderá usar a titular Fabi (e) e a reserva Camila Brait

10/12/2010 - 19h11

FIVB confirma troca ilimitada de líberos a partir de janeiro de 2011

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A FIVB (Federação Internacional de Voleibol) alterou novamente regra em relação aos líberos. A esperada liberação do uso irrestrito do reserva foi anunciada pela entidade que rege a modalidade. A decisão unânime foi tomada em congresso realizado em setembro e será colocada em prática nas competições internacionais a partir de janeiro de 2011.

Na regra vigente, o treinador pode substituir um líbero que está em quadra somente uma vez. Ou seja, se o técnico optar por tirar o titular de quadra, não poderia colocá-lo de novo no jogo. A FIVB entendeu que a determinação limitava o uso do segundo líbero e, por isso, acatou a mudança.

A partir do próximo ano, os líberos poderão ser substituídos quantas vezes o treinador julgar necessário. A alteração não terá uma formalidade especial. O jogador terá que respeitar a zona de substituição de sua função.

Criada em 1998, a função exclusivamente defensiva foi alvo de recentes mudanças por parte da FIVB. Em 2009, a introdução de um segundo líbero passou a ser obrigatória em competições que permitiam a inscrição de mais de 12 atletas.

A federação permitiu, inclusive, que os líberos reservas permanecessem no banco de reservas na Liga Mundial de 2009. A mesma regalia não foi liberada para as mulheres. No Campeonato Mundial deste ano, tanto masculino quanto feminino, os líberos reservas não entravam na lista dos 12 jogadores disponíveis para uma partida. A relação, no entanto, podia mudar de um dia para o outro.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host