UOL Esporte Vôlei
 
11/12/2010 - 18h35

Vôlei Futuro joga desfalcado, mas vence 'freguês' Pinheiros na Superliga

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Os dois maiores investimentos dos últimos anos se enfrentaram pela quinta vez na temporada 2010/2011. Atual sensação, o Vôlei Futuro atuou desfalcado por dois de seus principais jogadores: Ricardinho e Lucão estão no departamento médico. Mesmo assim, a equipe de Araçatuba impôs um 3 a 0 (25-22, 25-21 e 25-23) sobre o Pinheiros/Sky pela Superliga masculina. Montado em 2009, o galáctico time da capital paulista sofreu sua quarta derrota em cinco duelos contra o rival.

A única vitória do Pinheiros ocorreu na primeira fase do Campeonato Paulista. O Vôlei Futuro, por sua vez somou um triunfo nesta mesma fase e ainda finalizou a série melhor de três da semifinal do estadual em 2 a 0 contra os rivais.

Com a tabela bagunçada da Superliga, que encavalou jogos com os estaduais, as duas equipes se enfrentaram pela décima rodada da primeira fase. No entanto, o Pinheiros soma oito partidas – a terceira derrota –, enquanto o Vôlei Futuro chega à terceira vitória em cinco confrontos.

A equipe de Araçatuba se recuperou após derrota em casa para o Sesi-São Paulo. Agora, o Vôlei Futuro mantém a sequência de clássicos contra a Cimed, às 18h30 de segunda-feira, também no interior paulista. Após dois jogos como visitante, o Pinheiros busca a reabilitação na quarta contra o BMG/São Bernardo.

Atuando em casa, o Vôlei Futuro tinha a difícil missão de interromper o embalo do Pinheiros, que vinha de três vitórias consecutivas. E a tarefa parecia ser ainda mais complicada com os desfalques. O central Lucão operou a mão esquerda na sexta-feira e pode ficar até 40 dias afastado. O levantador Ricardinho era dúvida por causa de uma contusão no joelho e ficou mesmo de fora.

Mesmo com os desfalques, o Vôlei Futuro emplacou um bom começo de jogo. Mas o Pinheiros foi um persistente perseguidor e o equilíbrio marcou o primeiro set. Os donos da casa abriram vantagem em ponto iniciado e finalizado pelo campeão mundial Leandro Vissotto. O jogador da seleção brasileira sacou, defendeu largadinha de Giba e ainda colocou a bola no chão em contra-ataque (14-12).

Mas o Pinheiros manteve-se na cola. Em ponto dos centrais, a equipe visitante empatou de novo. Rodrigão sacou e defendeu. Gustavo recepcionou bola de graça e finalizou o ponto (19-19). Mas não deu para o time da capital. Com boa atuação do levantador reserva Leandro, o Vôlei Futuro fechou em 25-22, em ótimas ações de ataque do central Michael.

O esperado equilíbrio foi novamente visto na segunda parcial. Mas, desta vez, o Pinheiros conseguiu tomar a frente do placar em alguns momentos. Maurício entrou muito bem na partida e em sua passagem pelo saque, os visitantes chegaram ao segundo tempo técnico em vantagem (16-15). No entanto, os seguidos erros comprometeram o set do time da capital.

O técnico Mauro Grasso pediu vibração para a equipe, mas o que viu foram sucessivos erros que resultaram em nova derrota: 25-21. Enquanto o Vôlei Futuro cometeu cinco equívocos, o Pinheiros cedeu 12 pontos ao rival. Mas o terceiro set começou diferente.

Giba, que até então estava sendo pouco acionado, passou a receber mais bolas e correspondeu. O tricampeão mundial se destacou até no bloqueio e foi em um paredão seu no gigante Vissotto, de 2,12m, que o Pinheiros foi ao primeiro tempo técnico na frente (8-5). Mas o Vôlei Futuro logo reagiu.

Com o apoio da torcida, encostou. O cubano Camejo, que fez ótima partida, parou Giba em bloqueio. Na sequência, Vissotto pegou Maurício na entrada de rede e empatou (11-11). E a equipe de Araçatuba assumiu o comando da parcial. Gustavo ainda tentou comandar uma reação ao parar Vissotto (18-18), mas não foi suficiente. Giba foi bloqueado e o Vôlei Futuro venceu por 25-23.

“Todo mundo aqui é capaz de jogar. Não pode depender só do Ricardo ou do Lucão. Ricardo é uma pessoa excepcional, ficou o tempo todo falando comigo, dando toque. E me deu parabéns no fim e disse que fiz uma partida perfeita”, disse Leandro ao canal Sportv. O levantador reserva foi eleito o melhor da partida.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host