Topo

Itália confirma troca de comando na seleção de vôlei para Londres-2012

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/12/2010 20h06

A seleção italiana masculina de vôlei terá novo comandante. Andrea Anastasi deixa o cargo após três anos e dá lugar para Mauro Barruto. Atual técnico do Macerata, o treinador assumirá o posto para guiar a Azzurra nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. A reunião para oficializar a troca deve ocorrer na sexta-feira.

Os rumores para a chegada de Barruto eram fortes. E a confirmação foi feita pelo presidente da FIPAV (Federação Italiana de Voleibol), Carlo Magri em entrevista ao canal esportivo RaiDue. O mandatário justificou a escolha pela “experiência internacional no comando da Finlândia”, explicou.

Andrea Anastasi comandou a seleção italiana na campanha do quarto lugar no Campeonato Mundial, disputado na Itália e vencido pelo Brasil em outubro. A primeira passagem do técnico pela Azzurra ocorreu de 1999-2002. O treinador comandou a Espanha no título europeu de 2007. Naquele mesmo ano, retornou ao time nacional italiano.

“Quero expressar a estima e afeto por Anastasi como grande atleta do Parma e pelos dois ciclos olímpicos que comandou, sempre com bons resultados”, falou Magri. Anastasi foi técnico da Itália em Sydney-2000 (bronze) e Pequim-2008 (quarto lugar).

Mauro Barruto, por sua vez, iniciou a carreira como técnico nos anos 1990 à frente do Torina, na segunda divisão italiana. Ele teve passagens pela Grécia e já dirigiu equipes da elite italiana como Macerata, Parma e Piacenza. Em 2006, assumiu a seleção finlandesa.

Barruto ostenta em seu currículo uma vitória sobre o Brasil na primeira fase da Liga Mundial de 2009, a única dos comandados de Bernardinho em todo o torneio. Nesta mesma competição, a Finlândia venceu três dos quatro confrontos diante da Polônia e terminou na segunda colocação da chave, atrás apenas do time verde-amarelo.

Após ser considerada uma potência nos anos 90 – foi tricampeã mundial (1990, 1994 e 1998) –, a Itália tem dificuldade para obter resultados expressivos recentes. Não vence uma Liga Mundial desde 2000, foi décima colocada no Europeu-2009, ficou fora dos pódios dos últimos três Mundiais (vencidos pelo Brasil) e nunca obteve um ouro olímpico.