Topo

Osasco passa aperto, mas vence jogo de estreia no Mundial de Clubes

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo*

15/12/2010 13h23

Representante sul-americano no Mundial feminino de Clubes, o Sollys/Osasco não teve um desempenho bom nesta quarta-feira, mas jogou o suficiente para confirmar a vitória na estreia do campeonato, disputado em Doha, no Qatar. O Federbrau, da Tailândia, ofereceu resistência, mas foi derrotado por 3 sets a 0, com parciais de 25-15, 26-24 e 30-28.

O primeiro set foi todo dominado pelo Osasco. As comandadas de Luizomar de Moura souberam controlar os nervos da estreia para construir uma boa vantagem. Com segurança, a equipe não precisou forçar para vencer com 25-15. A atuação na parcial, no entanto, foi exceção.

A partida começou a ficar complicada no segundo set. Sob pressão com um 24-24, a equipe brasileira conseguiu resistir bem às tentativas das adversárias. Natália cometeu um erro importante, mas as brasileiras mostraram controle para garantir dois pontos seguidos e fechar em 26-24.

O Federbrau voltou a assustar com um bom início no set seguinte, quando cresceu e liderou o marcador em boa parte da parcial. Apertadas, as brasileiras mais uma vez responderam bem no momento decisivo. O Osasco virou o jogo e garantiu a vitória com 30-28.

MUNDIAL MASCULINO

Além do Mundial feminino, a versão masculina do torneio de clubes também começou nesta quarta-feira com duas partidas. Na primeira, válida pelo Grupo B, o boliviano Drean Bolívar derrotou o norte-americano Paul Mitchell por 3 sets a 1 (23-25, 27-25, 25-19 e 25-21).

Em seguida, pela chave A, o Al-Arabi Doha fez a festa da torcida local ao também aplicar 3 sets a 1 sobre o egípcio Al-Ahly com parciais de 25-17, 25-27, 25-17 e 25-20.

A levantadora Carol, que retornou às quadras após afastamento de 18 dias devido a uma lesão na panturrilha da perna direita, comemorou o resultado. “Quando machuquei já comecei a treinar com a Mikasa [bola usada no torneio] porque sabia que a minha preparação era para o Mundial. Mesmo lesionada fiz alguns toques parada e agora nesta semana já fiz alguns treinos com as meninas e comecei a saltar. Acredito que vou melhorar durante o campeonato, mas acho que para o começo alcancei meu objetivo: jogar sem dor no Mundial", declarou a levantadora e capitã da equipe.

O Osasco volta para quadra nesta quinta-feira, em duelo esperado contra o Fenerbahce. A equipe turca é comandada pelo técnico Zé Roberto. A partida, válida pelo grupo A do Mundial de Clubes, tem início marcado para as 14h (horário de Brasília).

No outro jogo da rodada de quarta-feira, o Mirador, equipe da República Dominicana, derrotou o Kenya Prisions, do Quênia. A equipe do treinador brasileiro Marcos Kwiek teve menos problemas do que o Osasco em sua estreia. O Mirador aplicou 3 sets a 0 (25-20 , 25-11 e 25-17).

* Atualizada às 19h01