Topo

No reencontro com ''carrasca'' Sokolova, Osasco é derrotado pelo Fenerbahce

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/12/2010 15h25

O Osasco foi derrotado pelo Fenerbahce em sua segunda partida do Mundial de Clubes de vôlei feminino, em Doha. A partida marcou o reencontro entre as atletas da seleção brasileira com a ponteira Liubov Sokolova, que foi um dos destaques da Rússia na final do Mundial, em novembro. O time brasileiro foi superado por 3 sets a 0, com parciais de 25-17, 25-23 e 25-16.

O jogo era encarado como uma espécie de revanche para as jogadoras de seleção que atuam no Osasco. Com seis atletas que participaram do Mundial, em novembro, as brasileiras enfrentaram novamente a ponteira Sokolova, uma adversária bastante lembrada pelo ótimo desempenho na decisão do torneio no Japão, quando as russas saíram vencedoras. Além dela, a levantadora Fofão e o técnico José Roberto Guimarães também atuam no clube turco.

Antes da partida contra o Fenerbahce, o representante brasileiro havia vencido o Federbrau, da Tailândia, por 3 sets a 0. Uma vitória nesta quinta-feira, portanto, garantiria a presença do Osasco na semifinal.

Porém, a equipe paulista não começou bem o jogo, perdendo o primeiro set por 25 a 17 em apenas 23 minutos de jogo. As comandadas do técnico Luizomar melhoraram na segunda parcial, mas foram derrotadas novamente, dessa vez por 25 a 23. A reação necessária no terceiro set não veio e o time turco fechou o jogo com 25 a 16, em um total de 1h10 de partida.

Apesar das atenções das brasileiras estarem voltadas para Sokolova, quem roubou a cena foi Erdem Eda, que anotou 11 pontos na partida, sendo três deles no bloqueio. Já a "carrasca" russa foi responsável por oito pontos no jogo. Pelo lado das brasileiras, Natália foi a melhor com 18 pontos.

"São duas coisas que precisam ser analisadas: primeiro a grande partida do Fenerbahce, que sacou muito bem e nos colocou em dificuldades; em segundo lugar, nós não conseguimos sair dessas dificuldades de uma maneira inteligente e não tivemos a paciência necessária para sair desta situação. A equipe cometeu muitos erros e arriscou demais", afirmou o técnico Luizomar após o jogo.

As brasileiras aguardam agora o resultado da partida entre Federbrau e Fenerbahce para determinar a classificação para a próxima fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam de fase. "Agora temos três ou quatro dias para treinar. Nós precisamos apagar esse jogo para pensar na semifinal. Vamos trabalhar bastante, ganhar confiança de novo e principalmente resgatar nossa alegria", disse a levantadora Carol.

Em outra partida do dia pelo Mundial de clubes feminino, o italiano Bergamo superou o Mirador, da República Dominicana por 3 sets a 0, em parciais de 27-25, 25-12 e 25-22.