Topo

Duplas mantidas prevalecem e Alison/Emanuel e Márcio/Ricardo decidem título

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/01/2011 18h32

A final da primeira etapa do Circuito Nacional de vôlei de praia confrontará duas das poucas duplas masculinas que foram mantidas para a temporada 2011. Alison/Emanuel e Márcio/Ricardo disputam o título da etapa de Vitória (ES) a partir das 11h de domingo. E foram justamente parcerias que tinham uma motivação ‘extra’ que brigarão pelo troféu.

Ainda no primeiro dia da chave principal, Márcio contou com a ajuda de Ricardo para alcançar a vitória de número 1.400 na carreira. Sensibilizados com a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro, Alison e Emanuel converteram cada ponto da dupla em dois litros de água potável para doação e seguem com a iniciativa até domingo.

E a campanha de solidariedade agradece. Alison e Ricardo acabaram derrotados no primeiro dia e tiveram que fazer uma partida a mais – nas oitavas de final – para seguir com chance de brigar pelo título. No primeiro duelo de sábado, eles venceram Tiago/Gilmário por 2 sets a 0 (26-24 e 21-19). Nas quartas, repetiram o placar, com parciais de 21-16 e 21-11, diante de Ferramenta/Moisés. A vaga na final foi obtida após o triunfo sobre Bruno e Fernandão por duplo 21-18.

Com a mesma formação da temporada passada, Alison e Ricardo pode chegar ao bicampeonato em areias capixabas – venceram em Vila Velha há cerca de dois meses. “Sempre me sinto muito bem jogando no Espírito Santo. Teremos adversários complicados na decisão e precisamos descansar, pois ainda estamos abaixo do que gostaríamos na parte física. Até mesmo por isso temos que comemorar bastante esta vaga na decisão, depois de três jogos difíceis. A torcida nos empurrou muito nas horas em que sentimos mais o desgaste”, falou Alison. Com a maratona, a dupla arrecadou mais 262 litros de água só neste sábado – na sexta foram mais 210.

Após alcançar a 1.400ª vitória da carreira com os triunfos do primeiro dia, Márcio avançou direto para as quartas de final ao lado do parceiro Rocardo. A dupla fez uma partida a menos do que os rivais da final. No primeiro jogo do dia, os medalhistas olímpicos superaram Wadson e Jefferson por 2 sets a 0 (21-17 e 21-15). Na semifinal, ganharam de Juca e Zé Írio também em dois sets: 21-13 e 31-29.

“Tanto nós como eles formamos duplas que foram bem na temporada passada e apostaram na sequência do trabalho. Em um primeiro momento, isso representa uma vantagem, mas, por outro lado, as duplas novas vêm sempre muito motivadas. Precisamos manter a concentração sempre alta para não sermos surpreendidos”, analisou Ricardo.