Topo

Reinado da praia recorre ao Carnaval para fixar data e alavancar público

Roberta Nomura

Em São Paulo

05/03/2011 06h57

Uma disputa individual no vôlei de praia que não conta pontos para nenhum ranking e com uma sequência intensa de jogos em apenas dois dias. A fórmula tinha tudo para desagradar, mas caiu nas graças dos atletas tops do país. Adaptado ao longo de suas 12 edições, o torneio ganhou status de charmoso justamente pelo nome que carrega: Rei e Rainha da Praia. Agora, pega carona no Carnaval para fixar espaço no calendário oficial e manter média crescente de público.

TABELA COMPLETA DO RAINHA DA PRAIA

Atual Rainha da Praia, Maria Elisa inicia defesa do título no grupo B neste sábado a partir das 9h30
Grupo A (sábado)
Larissa/Talita x Vivian/Maria Clara
Larissa/Vivian x Talita/Maria Clara
Larissa/Maria Clara x Talita/Vivian
Grupo B (sábado)
Juliana/Maria Elisa x Carolina/Val
Juliana/Carolina x Maria Elisa/Val
Juliana/Val x Maria Elisa/Carolina
Final (domingo)
1ª do Grupo A x 1ª do Grupo B*
*Cada um tem direito a escolher uma parceira, desde que não seja a dupla regular
Harley defenderá a coroa de Rei da Praia entre os dias 12 e 13 de março e seu 1º parceiro é Emanuel
Grupo A (sábado)
Thiago/Alison x Bruno/Marcio
Thiago/Bruno x Alison/Marcio
Thiago/Marcio x Alison/Bruno
Grupo B (sábado)
Pedro/Ricardo x Emanuel/Harley
Pedro/Emanuel x Ricardo/Harley
Pedro/Harley x Ricardo/Emanuel
Final (domingo)
1º do Grupo A x 1º do Grupo B*
*Cada um tem direito a escolher uma parceiro, desde que não seja a dupla regular

Esta é a primeira vez que os torneios serão disputados em março. O Rainha da Praia acompanha o feriado de Carnaval pelo segundo ano consecutivo e tem início às 9h30 deste sábado. No final de semana seguinte é a vez do Rei da Praia. Desde a sua criação, em 1999, a disputa sempre ocorreu em janeiro e fevereiro.

A estratégia deu resultados em 2010 e foi repetida. “O Carnaval se mostrou ótimo em questão de público e consolidação do trabalho. As pessoas já conhecem o evento e querem assistir. A ideia de unir ao Carnaval não é só em questão de público, é um acordo com a CBV [Confederação Brasileira de Voleibol] que tem essa janela no calendário do Circuito Nacional. Unimos o útil ao agradável”, explicou Luiz Paulo Moura, diretor-presidente da Intersport, empresa responsável pela organização desde 1999.

Com o evento realizado no feriado do Carnaval, a média de público teve aumento de cerca 20% e atingiu 15 mil pessoas circulantes em quatro dias (dois no Rainha e dois no Rei). No entanto, ao atrelar datas ao Carnaval, o 'Reinado' da Praia acaba sendo disputado com a temporada já em andamento. Em 2011, quatro das 12 etapas já foram finalizadas.

“Esta é uma novidade que testamos no ano passado e deu certo. Com três ou quatro rodadas do Circuito Nacional já disputadas, há um ganho de nível técnico”, analisou Moura. E o fato atende a um pedido antigo dos atletas.

“Eu acho melhor assim. Porque você joga um torneio desgastante com jogos em um intervalo de tempo muito curto. E quando você está melhor fisicamente e com ritmo maior, fica mais fácil, o torneio fica mais disputado e é até mais bonito para o público que assiste”, opinou Harley, que defenderá o título de Rei da Praia.

O formato também agrada aos atletas envolvidos, que não podem atuar ao lado de seus parceiros regulares. No sábado, cada jogador disputa três partidas de apenas um set dentro de seu grupo e com rodízio de duplas. Os melhores de cada chave avançam à final. “É o torneio mais charmoso que tem. Ele dá o prêmio para uma só e o status de Rainha. Quem nunca quis ser chamada de rainha por alguma coisa que você faz? É o poder supremo e o reconhecimento daquilo que você faz”, disse a Rainha da Praia Maria Elisa.