Topo

Unilever vence clássico 'amistoso' contra Osasco; Praia Clube avança em 7º

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/03/2011 22h18

A última rodada da primeira fase da Superliga feminina de vôlei era praticamente para cumprir tabela em vários dos jogos. Até o mais badalado deles perdeu em importância. Unilever e Sollys/Osasco entraram em quadra neste sábado com as primeira e segunda posições já consolidadas, respectivamente. E no clássico ‘amistoso’, a equipe carioca levou a melhor ao fazer 3 a 0.

A rodada também definiu o último classificado para os playoffs. O Banana Boat/Praia Clube dependia apenas de si para alcançar a oitava vaga. Além de vencer o São Caetano por 3 a 1, contou com a derrota do BMG/São Bernardo para o Vôlei Futuro para terminar a primeira fase em sétimo e escapar da líder Unilever. 

CONFIRA COMO FORAM OS CONFRONTOS DOS CLASSIFICADOS AOS PLAYOFFS

1º colocado: Unilever
O clássico não mudaria nada. Mas era um clássico. E foi assim que a Unilever entrou. Melhor da primeira fase, a equipe carioca atropelou Osasco – rival com quem protagoniza a maior rivalidade nacional e reedita frequentemente as finais de Superliga. O bloqueio deu show com 15 pontos. Dani Lins foi eleita a melhor em quadra e Sheilla foi, de novo, a maior pontuadora com 17 acertos. E foi assim que as comandadas de Bernardinho fizeram 3 a 0 (25-17, 25-19 e 25-19) na 20ª vitória em 22 jogos disputados. Agora, encara o oitavo colocado (veja ao lado).
8º colocado: São Bernardo
O São Bernardo garantiu sua classificação com duas rodadas de antecedência. Estava tranquilo na sétima colocação. No entanto, as duas derrotas nas últimas rodadas complicaram a vida do time ABC paulista. Neste sábado, o time foi derrotado por 3 a 1 (25-14, 25-20, 19-25 e 25-22) pelo Vôlei Futuro. O resultado deixou o time com campanha igual a do recém-classificado Praia Clube. Mas quatro sets cedidos a mais do que o adversário direito derrubaram as paulistas para a 8ª posição e na rota da líder Unilever (veja ao lado).
2º colocado: Osasco
O Osasco entrou em quadra com a certeza de que terminaria a primeira fase na segunda colocação – só pode reencontrar a Unilever em uma eventual final. E se acomodou. A exemplo do que ocorreu no primeiro turno, a equipe comandada por Luizomar de Moura abusou dos erros (28 pontos cedidos) e perdeu por 3 a 0 (25-17, 25-19 e 25-19) para o maior rival na última rodada. O clássico ‘amistoso’ em nada altera a tabela e as atuais campeãs encaram o 7º (veja ao lado).
7º colocado: Praia Clube
O Praia Clube dependia apenas de si para assegurar a classificação às quartas de final. E fez bonito. Quando entrou em quadra com a pressão de vencer, foi lá e fez seu papel. Neste sábado, tinha missão mais fácil, é verdade. Encarou o São Caetano, que somou apenas quatro vitória na primeira fase. E com os 3 a 1 (20-25, 25-19, 25-18 e 25-20) garantiu a vaga e foi além: roubou o sétimo lugar do São Bernardo, escapou da líder Unilever, mas é o 1º adversário do Osasco (veja ao lado).
3º colocado: Vôlei Futuro
O Vôlei Futuro montou um supertime para a disputa da Superliga. Muito se falou em crise. Mas o fato é que a equipe cumpriu seu papel e terminou entre as três melhores da primeira fase. A consolidação do terceiro posto veio neste sábado com a vitória por 3 a 1 (25-14, 25-20, 19-25 e 25-22) sobre o São Bernardo. A oposta Joycinha brilhou ao ser a maior pontuadora do confronto com 21 acertos. Agora, a equipe encara o bom time do Macaé (veja ao lado).
6º colocado: Macaé
O Macaé montou um bom time com jogadoras pouca aproveitadas em outros clubes como Camila Adão, Monique, Fê Isis, Mari Paraíba... A equipe fluminense ficou com fama de ‘carrasco’ de favoritos porque chegou a vencer Unilever, Pinheiros e Vôlei Futuro. Só faltou o Osasco. Neste sábado não repetiu as boas atuações, perdeu para o Pinheiros por 3 a 0 (25-17, 25-23, 25-22) e termina a primeira fase em 6º, como adversário do 3º colocado (veja ao lado).
4º colocado: Pinheiros
O Pinheiros chegou a ocupar a terceira colocação, mas não conseguiu sustentá-la. Mesmo assim, a importante vitória por 3 a 0 (25-17, 25-23 e 25-22) sobre o Macaé o manteve na quarta posição. Ao ficar entre os quatro primeiros, a equipe leva vantagem nas quartas de final ao poder jogar dois dos três jogos da série melhor de três em casa contra o Minas nas quartas de final (veja ao lado).
5º colocado: Minas
Para consolidar a quinta colocação, o Minas não tinha tarefa muito difícil diante do vice-lanterna Brusque. Até encontrou certa resistência no segundo set, mas venceu por 3 a 0 (25-17, 26-24 e 25-20) e consolidou o posto. Sem conseguir ficar entre os quatro primeiros, a equipe terá que jogar dois dois dos três jogos da série melhor de três fora de casa (veja ao lado).