Topo

Críticas e exageros de fãs afastam 'fanfarrão' e recordista do vôlei de Twitter

Roberta Nomura

Em São Paulo

30/03/2011 07h07

Gustavo virou a sensação do Twitter no mundo do voleibol. Cornetava amigos, fazia constantes piadas com seus companheiros de Pinheiros/Sky e até lançou uma bem-sucedida campanha para a criação do Jogo das Estrelas da Superliga. Quando estava perto de atingir a marca dos 10 mil seguidores, abandonou a ferramenta. A justificativa é pessoal: uma fã passou a ofender e ameaçar a família do central. Agora, é o líder do ranking do vôlei nacional que repensa a utilização da rede social. Bruninho está incomodado com críticas e já diminuiu a quantidade de textos publicados.

ANTES DE SAIR DO TWITTER, GUSTAVO DIVERTIA OS FÃS. VEJA ALGUNS TUITES

Um dos alvos de Gustavo (d) era o irmão Murilo (e)
Sobre o Jogo das Estrelas
A NBB q está na sua 3ª edição já tem Jogo das Estrelas e ainda está tentando lançar um campeonato Sub-20. Daqui a pouco mudo de esporte!
Antes do duelo do Pinheiros contra o Sesi, do irmão mais novo Murilo
tem como empatar o jogo de segunda? eh aniversário da mãe, ela vai gostar
Campanha para a mãe torcer para ele contra o irmão Murilo
#TorceProGustavoDonaJane só uma veizinha!!! Please!!!
Bastidores da concentração
Depois de arrebentar os marrecos @Polacoldo10 e @Reffatti_09 [ambos do Pinheiros] no truco, vou dormir…
Brincando com companheiro de Pinheiros
10:30 e o @LeonardoMello08 dormindo depois do treino sem banho. Tá num azedume!!!
Tirando sarro até da esposa
Acabei de colocar umas luminárias no apê e a @Mrs_Gustavo esqueceu de desligar a luz geral. Adivinhem: Tomei um choque legal! Eita Patroa!!!

Após virar sensação com seus comentários, Gustavo decidiu abandonar o Twitter há cerca de duas semanas. O meio de rede revelou que uma fã incomodava a família diariamente. E o imbróglio tomou proporções maiores com ofensas e ameaças.

“Uma pessoa entrava todo dia e postava ‘Te amo’. E isso passou a incomodar. Ela começou a discutir e ofender minha mulher. Eu pedi, com educação, para ela parar, mas ela continuou. Bloqueava e ela mudava uma letra no nome para continuar nos ofendendo. Não tenho tempo nem idade para ficar me desgastando com isso. Decidi preservar minha família e sai. Era um instrumento que eu adorava e para quem me seguia foi uma perda. Até pedi desculpas, mas a minha vida pessoal em primeiro lugar”, disse Gustavo ao UOL Esporte.

Durante um ano, o central fez uso da ferramenta e divertiu muita gente. Ele postava mensagens sobre vitórias no truco contra seus companheiros de equipe, fazia piadas até com a esposa e criou a campanha #TorceProGustavoDonaJane ao pedir para a mãe apoiá-lo na partida contra o irmão mais novo Murilo. E o central elegeu o seu auge no Twitter.

“O mais legal foi o Jogo das Estrelas. Fiz um comentário e teve muita aceitação dos fãs e dos atletas. Ia ter no basquete. Aí coloquei como uma coisa despretensiosa, que virou uma bola de neve. No mesmo dia, teve a confirmação de que vai ter na próxima temporada”, relembrou Gustavo.

A abertura para comentários de diversas pessoas e tons mais agressivos também incomoda Bruninho. Líder do ranking dos tuiteiros do vôlei, o levantador repensa o uso da ferramenta e até já diminuiu a frequência de postagens. As críticas aumentaram com a eliminação da Cimed nas quartas de final da Superliga contra o Vôlei Futuro, de Ricardinho.

“Tem gente que fala besteira. São críticas oportunistas em que as pessoas se aproveitam de um momento para ficar enchendo e irritando. Me controlo para não responder porque tem gente que não respeita. Estou revendo se é uma coisa saudável ou se me irrita mais do que eu acho legal. A maioria me incentiva, me dá força. São pouquíssimas pessoas que passam dos limites, mas me chateia”, desabafou Bruninho.

BRUNINHO SEGUE PARA ITÁLIA

BLOG DO VOLOCH:
Fora da Superliga, Bruninho irá defender o Modena. É a primeira experiência internacional do levantador. VEJA MAIS

O levantador usa a rede social para dar informações sobre sua rotina na Cimed e na seleção brasileira. Foi pelo Twitter que muitos torcedores acompanharam a evolução de suas lesões no Mundial da Itália no ano passado e durante os 15 dias que ficou parado no início de março. Botafoguense, Bruninho também comenta sobre seu time do coração e fatos marcantes do esporte como a aposentadoria de Ronaldo e, agora, o centésimo gol do são-paulino Rogério Ceni.

Bruninho era mais assíduo no Twitter. “Acho que isso me ajudou a ter tantos seguidores”, analisou. São mais de 60 mil, recorde do vôlei nacional. Atualmente, ele entra mais para responder mensagens de seus amigos e diminuiu o ritmo de postagens. No entanto, é justamente pelo fato de estar no topo da lista de tuiteiros do vôlei que Gustavo incentiva o amigo a continuar na rede social.

“Tem gente que espera o momento para pisar. Não veem a hora disso acontecer. O Bruno não tem que dar explicação para ninguém. As conquistas dele falam por si só. Ele tem vários títulos de Superliga e foi eleito melhor levantador em vários anos. É campeão mundial jogando, bicampeão da Liga Mundial. Já é vice-campeão olímpico. São poucas pessoas que querem tirar a alegria de 60 mil. Não vale a pena”, opinou Gustavo. Outros astros também abandonaram suas contas. Giba e Lucão, por exemplo, não usam mais a ferramenta.

"Entrei mesmo para ver como era porque nunca tive nenhuma destas redes sociais. Mesmo sem usar muito é uma coisa que é da sua privacidade. Uma coisa invasiva. No pouco tempo que fiquei, postei mais na campanha que fiz para o vôlei ir para a TV aberta", contou Giba. O ponteiro saiu do Twitter no começo do ano passado após permanecer por pouco mais de um mês, com cerca de 10 mil seguidores.

BRUNINHO AINDA CONVIVE COM COMPARAÇÕES E CRÍTICAS POR RICARDINHO

Após ser eliminado da Superliga com a Cimed, Bruninho viu crescer as críticas. Principalmente porque a queda ocorreu diante do Vôlei Futuro, de Ricardinho - afastado da seleção brasileira em 2007 por Bernardinho, abrindo a vaga para Bruninho. Agora, ele contou que pretende postar comentários sobre as semifinais mesmo estando de fora. No entanto, a chateação com a ferramenta o fez diminuir a quantidade de comentários próprios. O último, aliás, foi publicado na segunda-feira e é uma resposta a uma crítica. Antes, ele tuitava todos os dias, além de responder aos amigos.